ProCiv - Ocorrências em aberto

Qualidade dos metadados : 0.7777777777777778/1
Qualidade dos metadados :
Descrição dos dados preenchidos
Recursos documentados
Licença preenchida
Frequência de actualizações respeitada
Formatos de ficheiros padrão
Cobertura de tempo não fornecida
Cobertura espacial fornecida
Actualizado em 24 de junho de 2021 — Creative Commons Attribution 4.0 - CC BY 4.0

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil

A ANEPC é a autoridade nacional em matéria de emergência e proteção civil, sendo um serviço central, da administração direta do Estado, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio. A ANEPC tem por missão planear, coordenar e executar as políticas de emergência e de…

21 conjuntos de dados
1 reutilizações

Informações

Licença
Creative Commons Attribution 4.0 - CC BY 4.0
ID
60d36765078190811474dcbc

Temporalidade

Frequência
Tempo real
Data de criação
23 de junho de 2021
Última actualização de recursos
24 de junho de 2021

Dimensões geográficas

Granularidade da cobertura territorial
Outro
Cobertura territorial
Portugal

Embutir

URL Estável

Descrição

A transparência é um valor importante para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). O serviço tem investido em tecnologia para partilhar cada vez mais informação com o cidadão, e foi pioneiro, entre os seus congéneres, na publicação de dados operacionais na Internet, o que faz desde 2007. Na página inicial do sítio digital da ANPC encontra um mapa com as ocorrências em curso por distrito, o que lhe permite saber, num relance, onde se concentra a atividade de proteção e socorro em Portugal continental. A partir daí, clicando no mapa ou nas ligações abaixo dele, terá acesso a informação complementar.

Ao visitar a página das ocorrências em curso fica a conhecer os principais elementos caracterizadores daquelas, i.e., as ocorrências que no momento em que acede ao sítio digital da ANPC estão a empenhar meios de proteção e socorro (recursos humanos e/ou materiais). Uma ocorrência em curso é, por definição, a que ainda está a merecer intervenção de meios ou que está em fase de resolução depois de solucionada a situação que lhe deu origem. A ANPC pode receber alertas de variadas fontes, desde chamadas do cidadão para o número nacional de emergência, o 112, até chamadas diretas para os Comandos Distritais de Operações de Socorro ou para os Corpos de Bombeiros. Quando a ANPC recebe notícia de incidentes que necessitam de intervenção para proteger ou socorrer pessoas, bens ou o ambiente, aciona meios das entidades que podem prestar o auxílio necessário, e regista os dados na aplicação informática que concentra toda a informação sobre o que se passa no país em matéria de Proteção Civil, o Sistema de Apoio à Decisão Operacional (SADO). A informação que está a consultar tem origem no SADO, que a transmite para o sítio digital para que o cidadão a possa consultar. O que se iniciou com um telefonema de um cidadão para os Bombeiros locais, para o 112 ou outras fontes, chega até si depois de uma cadeia de eventos ter sido despoletada.

Ficheiros 2

Pré-Visualização 0

     


  • Os ficheiros JSON e XML descarregados a partir deste painel de pré-visualização são gerados a partir do ficheiro selecionado e podem não corresponder aos recursos originais alojados na plataforma com o mesmo formato.

Recursos comunitários 0

construiu uma base de dados mais completa do que as aqui apresentadas? Agora é o momento de o partilhar !

Explorar as reutilizações deste conjunto de dados.

Já utilizou estes dados? Faça referência ao seu trabalho e aumente a sua visibilidade.

Discussão entre a organização e a comunidade sobre este conjunto de dados.