Skip to main content

A transparência é um valor importante para a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC). O serviço tem investido em tecnologia para partilhar cada vez mais informação com o cidadão, e foi pioneiro, entre os seus congéneres, na publicação de dados operacionais na Internet, o que faz desde 2007. Na página inicial do sítio digital da ANPC encontra um mapa com as ocorrências em curso por distrito, o que lhe permite saber, num relance, onde se concentra a atividade de proteção e socorro em Portugal continental. A partir daí, clicando no mapa ou nas ligações abaixo dele, terá acesso a informação complementar.

Ao visitar a página das ocorrências em curso fica a conhecer os principais elementos caracterizadores daquelas, i.e., as ocorrências que no momento em que acede ao sítio digital da ANPC estão a empenhar meios de proteção e socorro (recursos humanos e/ou materiais). Uma ocorrência em curso é, por definição, a que ainda está a merecer intervenção de meios ou que está em fase de resolução depois de solucionada a situação que lhe deu origem. A ANPC pode receber alertas de variadas fontes, desde chamadas do cidadão para o número nacional de emergência, o 112, até chamadas diretas para os Comandos Distritais de Operações de Socorro ou para os Corpos de Bombeiros. Quando a ANPC recebe notícia de incidentes que necessitam de intervenção para proteger ou socorrer pessoas, bens ou o ambiente, aciona meios das entidades que podem prestar o auxílio necessário, e regista os dados na aplicação informática que concentra toda a informação sobre o que se passa no país em matéria de Proteção Civil, o Sistema de Apoio à Decisão Operacional (SADO). A informação que está a consultar tem origem no SADO, que a transmite para o sítio digital para que o cidadão a possa consultar. O que se iniciou com um telefonema de um cidadão para os Bombeiros locais, para o 112 ou outras fontes, chega até si depois de uma cadeia de eventos ter sido despoletada.

api

Histórico da Ocorrência

api

Histórico de Ocorrências por Localização

  • Reutilização gerada a partir deste dataset. Crie também a sua na tab "Analisar".

Discussões

Troca de mensagens ente a organização e a comunidade sobre este conjunto de dados. Utilize este formulário para interagir com os fornecedores de dados.

Recursos da comunidade

Se criou, ou pretende criar, uma interpretação diferente deste conjunto de dados (i.e. com colunas adicionais, outra ordenação, etc.), pode carregar o recurso e partilhá-lo nesta área.

Reutilizações

Reutilizou estes dados e publicou um artigo, uma infografia ou aplicação? Com uns cliques apenas, promova o seu trabalho e aumente a sua visibilidade.