Crescimento significativo do número de reutilizações.

Publicado em 2 de março de 2022

Destaque para o exemplo de utilizador individual com reutilizações de elevada qualidade!

O portal dados.gov assinala com muito agrado, o crescimento significativo do número de reutilizações nos últimos 12 meses, evidenciando o envolvimento e interesse da comunidade, em reutilizar dados abertos.
 
Além de assinalar este marco, esta notícia pretende também, destacar um conjunto de reutilizações com elevada qualidade e interesse para a sociedade; feitas por um único utilizador, Manuel Dias.
 
Incêndios em Portugal - Analítica avançada no suporte à decisão.
 
Deputados Faltosos - Data Science ao serviço do Cidadão.
 
O desempenho dos Eurodeputados - Dos factos às opiniões.
 
Observatório do Desporto e da Atividade Física.
 
Além destas reutilizações, o Manuel Dias em conjunto com a COTEC e a NOVA Information Management School, construíram e publicaram a reutilização COVID Insights.
 
A plataforma COVID Insights pretende analisar, monitorizar e traçar a evolução da pandemia COVID-19, cruzando dezenas de fontes de dados e integrando múltiplas variáveis representativas de diferentes aspetos económicos, sociais e naturais, as quais serão analisadas a partir de métodos analíticos avançados, nomeadamente:
 
• Análise Internacional avançada sobre vacinas administradas, novos casos, casos recuperados e óbitos, para todos os países.
nbsp;
• Evolução em Portugal, sobre vacinas administradas, novos casos, casos recuperados, óbitos, internamentos UCI, entre outros.
 
• Previsão da evolução da Taxa de Desemprego.
 
• Análise de Mobilidade ao nível dos distritos em Portugal sobre diversas perspetivas.
 
• Modelos Epidemiológicos para previsão da prevalência da pandemia do Rt.
 
Manuel Dias é Diretor Nacional de Tecnologia da Microsoft Portugal, Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Data Science, Professor convidado na NOVA Information Management School e Fundador da Comunidade Power BI Portugal. É licenciado em Engenharia Eletrotécnica e Computadores pelo Instituto Superior Técnico e Mestre em Gestão de Sistemas de Informação pelo Instituto Superior de Gestão e Economia.
 
Obrigado Manuel!