Skip to main content
Cidadãos e empresas têm cada vez mais dados à sua disposição
Dados.gov: criar valor com mais dados abertos

O portal de dados abertos da Administração Pública, que nasceu no ano de 2011, atingiu a marca dos 5.000 conjuntos de dados e mais de 5.000 utilizadores.
 
Abrir, partilhar, construir … e voltar a repetir esta sequência. A reutilização dos dados está inerente à política de dados abertos e permite à sociedade, ciência e tecido empresarial a valorização da informação produzida.
 
Com a publicação, a 26 de agosto de 2021, da Lei n.º 68/2021 que aprovou os princípios gerais em matéria de dados abertos e reutilização de informação do setor público, o portal dados.gov foi reconhecido juridicamente como o portal central de dados abertos em Portugal, um passo importante na disponibilização dos dados detidos e produzidos por entidades públicas no nosso País, alargando assim o acesso do cidadão e empresas a dados do setor público.
 
Adicionalmente, um dos principais desafios relacionados com os dados abertos passa por identificar as melhores reutilizações e dar-lhes o destaque adequado, algo que tem vindo a ser particularmente representado pela plataforma Covid Insights.
 
Neste sentido, continuar-se-á a promover, identificar e comunicar as melhores práticas para a reutilização de dados, quer seja desenvolvendo soluções inovadoras, quer seja criando valor social e económico ou simplificando a interpretação de informação mais complexa.
 
O portal portal dados.gov está a caminho do 11º ano de existência e prossegue a sua missão de angariar, referenciar e agregar dados abertos de diferentes domínios e sistemas da Administração Pública, constituindo-se como o catálogo central de dados abertos em Portugal.
 
A evolução e crescimento do dados.gov, é representada pela disponibilização de dados de 140 organizações, 5120 utilizadores e 5684 datasets (conjuntos de dados), que já originaram 60 reutilizações. A média mensal de visitantes está situada nos 32300.
 
A importância da disponibilização de dados abertos de qualidade no contexto nacional e europeu é também uma premissa importante, em matéria de governo aberto, combinando princípios como a transparência, a participação e a colaboração, para que a informação ao serviço dos cidadãos e da sociedade civil possa continuar a crescer, permitindo que possam beneficiar de mais e melhor informação.
 
O portal dados.gov, desenvolvido e gerido pela AMA, funciona como um portal de indexação para outros portais e catálogos de dados abertos, setoriais, como a saúde, a justiça ou o ambiente, ou locais, como as autarquias, sendo também fonte de informação para o portal transparência.gov.pt
 
Com um valor cada vez mais inquestionável, prevê-se que a reutilização de dados abertos quadruplique entre 2018 e 2030, estimando-se que atinja nessa altura um valor de 194 mil milhões de euros.

Comentários sobre esta publicação.