O desempenho dos Eurodeputados - Dos factos às opiniões

Publicado em 11 de novembro de 2021

Ver a reutilização

Manuel Dias

2 conjuntos de dados
3 reutilizações
  • eleicoes
  • europa
  • politica
  • transparencia

Informações

Tipo
Visualização
Temática
Outros
ID
618cf780078190be29ce90fd

Publicação

Embutir

URL Estável

Descrição

Vivemos num mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Como parte de um universo de 400 milhões de europeus, enfrentamos muitos desafios - como a crise de refugiados, alterações climáticas, desemprego jovem, privacidade dos dados, Brexit ou o reaparecimento de grupos extremistas e nacionalistas. Perante tudo isto as eleições europeias são um momento único para expressarmos a nossa opinião sobre estes desafios e ameaças crescentes, tanto nos princípios teóricos, como na prática, tendo um papel chave na influência das políticas que afetam a nossa vida em Portugal e na Europa.

Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos do site publico MEP Ranking, que desde 2009 monitoriza de forma sistemática todas as atividades realizadas no parlamento europeu, disponibilizando um conjunto de indicadores e rankings sobre diversas áreas de atuação dos deputados. Os vários indicadores apresentados (rank global, produtividade, atividade, assiduidade, etc.) são calculados tendo por base uma pesquisa rigorosa feita em 2016 por uma agência de investigação de análise de dados políticos - http://datarada.eu/ - cujo estudo passou por uma validação pelos próprios eurodeputados do esforço associado a cada tipo de acção.

Com base nesta informação e tirando partido do Power BI procedeu-se à criação de um conjunto de análises dinâmicas focadas em quatro perspectivas principais, nomeadamente: i) Análise do desempenho dos países da União Europeia baseada no ranking de performance, produtividade, atividade e assiduidade, entre outros, ii)Análise da performance de um país em específico e dos seus eurodeputados, iii)Benchmark dos eurodeputados no contexto do seu país, em várias dimensões e iv) Indicadores detalhados do eurodeputado e comparação com os restantes.

Artigo completo pode ser consultado em https://www.linkedin.com/pulse/o-desempenho-dos-eurodeputados-factos-%C3%A0s-opini%C3%B5es-manuel-dias/

Conjuntos de dados utilizados 1

Discussão entre o produtor e a comunidade sobre esta reutilização.

Mais reutilização

Descobrir mais sobre reutilização.