A Infraestruturas de Portugal (IP), no decurso da sua atividade, tem vindo a produzir e a tratar um vasto conjunto de dados em formato digital, para os quais recebe regularmente pedidos de acesso ou de fornecimento de informação por parte de cidadãos, investigadores e empresas. Esta necessidade é um reflexo da evolução para uma sociedade baseada em dados, com todo o potencial que a utilização e cruzamento da informação disponível traz em termos de investigação académica, inovação e desenvolvimento de aplicações móveis, nomeadamente na área da mobilidade.
`
No sentido de se adequar a esta realidade, a IP aprovou uma Estratégia de Dados que, entre outros aspetos, promove, de uma forma gratuita, a disponibilização a cidadãos, empresas e outras partes interessadas de toda a informação da IP classificada como pública.
Os Dados Abertos representam um subconjunto muito importante do vasto domínio de informação do setor público e são parte das políticas dedicadas ao Governo Aberto, combinando princípios da transparência, democracia, participação e colaboração; contribuindo para uma maior eficiência dos serviços governamentais e medição do impacto das políticas.
Além destes princípios, os dados disponibilizados em dados.gov.pt permitem combinar diferentes fontes de informação, promovendo a inovação e gerando benefícios económicos.
O digital e as tecnologias emergentes vieram contribuir para uma crescente quantidade de dados gerados e centralizados pela Administração Pública, que congrega em si um enorme potencial de utilização, geração de conhecimento e desenvolvimento para a Sociedade.
O âmbito de reutilização destes dados pela Administração Pública, Academia e Empresas é muito vasto, sendo um bom exemplo, a criação de Apps com base em dados georreferenciados.
Num primeiro momento a IP, disponibiliza os seguintes conjuntos de dados:
-Rede Rodoviária Nacional (Geometria);
-Rede Ferroviária Nacional (Geometria);
-Georreferenciação de estações e apeadeiros ferroviários em exploração;
-Ecopistas (Geometria).
A IP continuará o processo de catálogo e classificação de dados de forma a adicionar novos conjuntos de dados disponíveis ao público.
`