Open Source e Transformação Digital
Workshop

No passado dia 20 de fevereiro decorreu no auditório do LNEC em Lisboa o segundo ciclo de Workshops sobre Open Source & Transformação Digital, dedicado aos temas Big Data Analytics & Open Data.

No âmbito desta sessão foi dado destaque aos Dados Abertos, tendo sido abordadas as obrigações da Nova Diretiva Europeia de Dados Abertos (2019/1024) bem como o respetivo valor criado para as entidades e cidadãos.

Na sessão da manhã fez-se referencia que os Dados Abertos representam um subconjunto muito importante do vasto domínio de informação do setor público, e são parte das políticas dedicadas ao Governo Aberto, combinando princípios da transparência, participação e colaboração.

Por outro lado o digital veio contribuir para uma crescente quantidade de dados gerados e centralizados pela Administração Pública, que congrega em si um enorme potencial de utilização e de desenvolvimento tanto para o Estado, como para a sociedade civil e para o setor empresarial.

Neste âmbito a Nova Diretiva Europeia sobre Dados Abertos que terá de ser transposta para a lei portuguesa até 17 julho de 2021, reforça o caráter estratégico dos dados, as exigências na partilha dos mesmos, estabelecendo a identificação para todos os estados-membros de conjuntos de dados de elevado valor, que deverão ser disponibilizados gratuitamente, legíveis por máquina, acessíveis através de APIs e se for caso disso, fornecidos sob a forma de descarregamento em bloco.

Na sessão da tarde, foram abordados conteúdos mais práticos tendo sido demonstrado que é possível partilhar Dados no dados.gov.pt em poucos minutos, e quais as melhores práticas a serem adotadas ao contribuir com novos conjuntos de dados, incluindo os formatos ideais para publicação e destacada a importância dos Metadados.

Este workshop foi baseado em exemplos práticos e reais de partilha de conjuntos de dados, bem como de reutilização; adaptados a vários perfis de utilizadores; com  ou sem experiência de programação.

Comentários sobre esta publicação.