Skip to main content

O Politiquices dá a possibilidade de explorar e analisar as relações de apoio e oposição entre personalidades políticas expressas em títulos de notícias. As personalidades envolvidas são associadas às suas entradas na Wikidata. Deste modo, informação associada à personalidade (e.g.: filiação política, cargos políticos, etc.) pode ser usada na análise das relações extraídas.

Este processo resulta num grafo ligando personalidades políticas através de uma relação de oposição ou apoio através de notícias arquivadas. O grafo é indexado num motor de SPARQL permitindo depois fazer diferentes interrogações usando toda informação contida no grafo.

Autor: David Soares Batista

Video de apresentação

Este trabalho foi um dos galardoados pelo Prémio Arquivo.pt, pelo seu cariz inovador na utilização da informação histórica preservada pelo Arquivo.pt, demonstrando a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na web.


Discussões

Troca de mensagens ente a organização e a comunidade sobre este conjunto de dados. Utilize este formulário para interagir com os fornecedores de dados.