Portugal sobe 5 posições no Open Data Maturity da União Europeia

Publicado em 17 de dezembro de 2021

Parabéns dados.gov!

​O Portal dados.gov - Portal de Dados Abertos da Administração Pública - está de parabéns pelo contributo para a subida de cinco posições de Portugal no estudo de maturidade de dados abertos desenvolvido pela União Europeia, "Open Data Maturity in EU".
 
Este estudo é uma referência para obter conhecimentos sobre o desenvolvimento alcançado no campo de dados abertos na Europa. Avalia o nível de maturidade em relação a quatro dimensões: política, portal, impacto e qualidade, e fornece recomendações adaptadas ao nível de maturidade e às características de cada um desses grupos. Agrupa os países em quatro grupos diferentes: criadores de tendências, fast-trackers, seguidores e iniciantes, do mais maduro ao menos. Atualmente o portal dados.gov está inserido no grupo de iniciantes com 66% de concretização.
 
imagem de Portugal sobe 5 posições no Open Data Maturity da União Europeia
 
Salientamos que o dados.gov celebrou recentemente 10 anos de existência, sendo uma das suas principais funções angariar, referenciar e agregar dados abertos de diferentes domínios e sistemas da Administração Pública, constituindo desta forma, um catálogo central de dados abertos em Portugal.
 
Desenvolvido e gerido pela AMA, o dados.gov é baseado na plataforma criada pela Etalab e disponibilizado em código aberto (uData). Atualmente o portal inclui dados de 127 organizações, com 2666 utilizadores e 4888 datasets (conjuntos de dados), tendo sido registadas 51 reutilizações, apresentando uma média mensal de cerca de 33 mil visitantes.
O serviço público de divulgação de dados funciona ainda como um portal de indexação para outros portais/catálogos de dados abertos, setoriais ou locais.
 
Com um valor cada vez mais inquestionável, os dados abertos foram identificados pela União Europeia como um pilar para o desenvolvimento da sua economia, prevendo que o valor derivado da sua reutilização quadruplique entre 2018 e 2030, estimando-se que atinja nessa altura um valor de 194 mil milhões de euros. Desta forma, o dados.gov prevê manter o seu forte crescimento, de forma sustentada, para continuar a merecer a confiança dos seus utilizadores e atingir um número cada vez maior de reutilizações, sempre com base nos princípios Transparência, Informação, Confiança e Responsabilidade.