Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto

Descrição

O LIACC - Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto é uma unidade de I&D criada em 1988, com sede na FEUP e um polo na FCUP mas que integra investigadores de várias outras instituições de ensino superior tais como P.Porto, UFP, IPVC , ISMAI e UAçores. A unidade de I&D conta com 25 membros integrados e 40 colaboradores com doutoramento e 40 alunos de doutoramento. O LIACC obteve a classificação de “Excelente” (com uma pontuação máxima de 5/5/5 em todos os itens de avaliação) na última avaliação da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) das instituições de I&D.
A gestão do LIACC é feita, de acordo com as regras de financiamento plurianual da Ciência da FCT, através de um Conselho Coordenador, um Diretor, um Conselho Científico e um Conselho Consultivo Externo. O Conselho Coordenador atual é composto por Luís Paulo Reis (Diretor), Ana Paula Rocha, Mário Florido, Henrique Lopes Cardoso e Rosaldo Rossetti.
O laboratório desenvolve investigação, principalmente, nas áreas da Inteligência Artificial e Ciência de Computadores com ênfase para: Sistemas Complexos, Aprendizagem Máquina (“Machine Learning”), Ciência de Dados, Agentes Autónomos, Simulação Inteligente, Robótica Inteligente, Processamento de Linguagem Natural, Computação de Alto Desempenho, Programação Declarativa e Engenharia de Software. O LIACC também está focado na implementação de software e sistemas para prova de conceito que conduzam a protótipos e futuras aplicações reais nestas áreas.
A I&D do LIACC é desenvolvida de acordo com as seguintes Linhas Temáticas: Saúde e Bem-estar; Cidades Inteligentes e Mobilidade; Indústria/Serviços Inovadores e Sustentáveis; Administração Pública e Governança; Infraestruturas e Sociedade Altamente Conectada; Entretenimento/Jogos.
O financiamento e a qualidade das atividades de I&D do LIACC tem vindo a aumentar continuamente, tirando partido de diferentes fontes de financiamento (FCT, Portugal2020, Europeu, Indústria e Administração Pública) e atraindo novos investigadores talentosos. O laboratório tem ligações adequadas com os Programas de Doutoramento: PRODEI na FEUP, PDCC na FCUP e MAP-I (programa de doutoramento conjunto das Universidades do Minho Aveiro e do Porto). O LIACC também tem fortes ligações com cursos na FEUP e FCUP de Mestrado e Licenciatura, tais como o MIEIC, MIEEC, MIB, MECD, MM, MIERSI, MCD e a LCC. Os membros do LIACC estão fortemente comprometidos em supervisionar trabalhos de investigação de qualidade que conduzam a teses muito bem-sucedidas de doutoramento e mestrado.
O LIACC esteve na base da criação, e agora faz parte, do LASI - Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes / Intelligent Systems Associate Laboratory, o maior Laboratório Associado de Portugal. O LASI inclui 13 instituições de I&D e mais de 500 investigadores doutorados. A participação no núcleo deste grande consórcio permitirá ao LIACC aumentar sua massa crítica, financiamento e internacionalização.
O LIACC oferece excelentes condições de investigação, incluindo novos computadores de alto desempenho que estendem a infraestrutura computacional disponível para os seus investigadores, apoiando uma ampla gama de projetos de IA que exigem computação intensiva. O LIACC oferece o ambiente apropriado e uma atmosfera rica, cooperativa e criativa tal como é necessário para desenvolver investigação de qualidade.

Membros1

Luis Paulo Reis)
admin

Informação técnica

ID
6225f44b078190e16a2799f3
Data de criação
7 de março de 2022
Data de actualização
21 de março de 2023