Skip to main content

A dragagem é executada recorrendo a uma draga de corte, sucção e repulsão (DCSR), por avanços sucessivos assegurados pela fixação ao fundo com as estacas de popa, as quais se elevam por macacos hidráulicos e se deixam cair por gravidade, garantindo assim a fixação. Em torno destas estacas, a draga descreve rotações em ambos os sentidos, direto e inverso, desagregando os sedimentos de forma hidráulica ou mecanicamente e sugando-os para o corpo de uma bomba repulsora que os encaminha, por tubagens flutuantes, submersas e terrestres, para o local de deposição no mar, por método de arco de repulsão (Rainbow).

jpg

Projeto de execução das Dragagens da Zona Superior da Lagoa de Óbidos: Mecanismo de dragagem

Discussões

Troca de mensagens ente a organização e a comunidade sobre este conjunto de dados. Utilize este formulário para interagir com os fornecedores de dados.

Recursos da comunidade

Se criou, ou pretende criar, uma interpretação diferente deste conjunto de dados (i.e. com colunas adicionais, outra ordenação, etc.), pode carregar o recurso e partilhá-lo nesta área.

Reutilizações

Reutilizou estes dados e publicou um artigo, uma infografia ou aplicação? Com uns cliques apenas, promova o seu trabalho e aumente a sua visibilidade.