Plano de Atividades de Auditoria Interna 2017-2018

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Agência Portuguesa do Ambiente

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) é um instituto público integrado na administração indireta do Estado, sob tutela do Ministério do Ambiente, dotado de autonomia administrativa e financeira e património próprio, e resulta da fusão de nove organismos, conforme estipulado pelo Decreto-Lei n.º…

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Informações

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ID
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Temporalidade

Data de criação
27 de junho de 2023
Última actualização de recursos
21 de setembro de 2023
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Descrição

A função da Auditoria Interna na APA
A APA é um instituto público com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que resultou da fusão de 10 entidades (criada pelo decreto-lei n.º 56/2012, de 12 março), sendo autoridade nacional num conjunto de matérias inerentes à gestão dos recursos ambientais e das respetivas infraestruturas informacionais e tecnológicas. Para cumprimento da sua missão, atribuições e competências, a APA dispõe de uma estrutura orgânica do tipo vertical (clássico), departamental, constituída por serviços centrais e serviços territorialmente desconcentrados, tendo afetos 701 trabalhadores em exercício efetivo de funções na APA.
À APA colocam-se os desafios das organizações modernas, em função do modelo de organização existente (Corporate Governance1), nomeadamente no que concerne à:

  • responsabilização dos gestores de topo pelas decisões tomadas (accountability),
  • gestão por objetivos e plurianualidade,
  • utilização de metodologias e mecanismos de gestão e de avaliação próximos dos praticados no setor privado (delegação de poderes de decisão nos níveis hierárquicos intermédios, definição de sistemas de controlo interno, avaliação de resultados e de impactes das sua ação),
  • boa gestão dos dinheiros públicos, de acordo com critérios de economia, eficiência e eficácia.
    Estes desafios por si só tornam premente a necessidade de constituição de uma unidade de Auditoria Interna, a qual tem por missão dar apoio à Direção, através de uma avaliação objetiva, independente, das várias atividades, operações, programas, com vista a contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de governança, gestão de riscos e de controlo.

Ficheiros 1

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