Mosaico composto por imagens Sentinel-2 de Portugal continental com resolução de 10 m

Qualidade dos metadados : 0.4444444444444444/1
Qualidade dos metadados :
Descrição dos dados preenchidos
Documentação de recursos em falta
Licença preenchida
Frequência de actualização não especificada
Formatos de ficheiros padrão
Cobertura de tempo não fornecida
Cobertura espacial não fornecida
Actualizado em 24 de abril de 2024 — Creative Commons Attribution 4.0 - CC BY 4.0

Direção-Geral do Território

A Direção-Geral do Território é o organismo público nacional ao qual incumbe: Prosseguir as políticas públicas de ordenamento do território e de urbanismo, no respeito pelos fins, princípios gerais e objetivos consagrados na respetiva Lei de Bases; Zelar pela consolidação do sistema de gestão…

763 conjuntos de dados
1 reutilizações

Informações

Licença
Creative Commons Attribution 4.0 - CC BY 4.0
ID
61bd2b8b0781900674c063e6

Temporalidade

Data de criação
9 de agosto de 2022
Última actualização de recursos
24 de abril de 2024
Extras
harvest:name
SNIG - Direção-Geral do Território (DGT)
Harvest
backend
Harvester DGT
source_id
60d2010f0781904a78bfa58a
remote_id
0ed8938b-3a0a-4575-92eb-3812188f9241
domain
snig.dgterritorio.gov.pt
last_update
2024-04-24 01:30:16.075000

Embutir

URL Estável

Descrição

Os Mosaicos Sentinel-2 são um produto do Sistema de Monitorização da Ocupação do Solo (SMOS), uma iniciativa inovadora, concebida e desenvolvida pela Direção-Geral do Território, com o objetivo de produzir de forma contínua informação cartográfica sobre o uso e ocupação do solo. O SMOS utiliza os mais recentes desenvolvimentos das tecnologias do espaço e Inteligência Artificial para criar produtos com mais detalhe, qualidade, rapidez e disponibilizados com política de dados abertos. Todos os produtos podem ser visualizados no viSMOS (https://smos.dgterritorio.gov.pt/vi-smos).

Os Mosaicos Sentinel-2 são compósitos mensais, produzidos a partir da combinação de imagens do sensor multiespectral Sentinel-2 adquiridas sobre o território de Portugal continental durante um determinado mês, com o objetivo de criar uma imagem livre de nuvens. São disponibilizadas duas composições coloridas: cor verdadeira (RGB: vermelho, verde e azul), com as bandas B4, B3 e B2 e cor falsa (IRG: infravermelho próximo, vermelho e verde), com as bandas B8, B4 e B3, todas com uma resolução espacial de 10 m.

Cada mosaico é criado a partir de várias imagens de diferentes datas adquiridas durante o respetivo mês. O resultado é uma imagem sintética composta, em que os valores de um determinado pixel para uma determinada banda da imagem do Sentinel-2 resultam da mediana de todas as imagens disponíveis naquele mês. Contudo, poderão existir pontualmente alguns problemas (nuvens ou sombras de nuvem) que resultam de imperfeições no processamento da máscara de nuvens. Poderão ainda existir meses em que não há imagens sem nuvens e esses pixels são preenchidos com valores do mês anterior. Desta forma, a qualidade dos mosaicos poderá variar em função da meteorologia observada num determinado mês, sendo de esperar que a produção dos mosaicos mensais seja mais afetada no período entre o inverno e a primavera. Os mosaicos mensais foram calibrados ao nível dos histogramas, podendo ser utilizados em análises da variação fenológica da vegetação ou em comparações de meses em períodos homólogos (i.e., março 2020 com março 2021).

Os mosaicos mensais são disponibilizados através de serviços WMS, que se encontram divididos por ano. A sua disponibilização é realizada à medida que são produzidos, prevendo-se a sua publicação no mês seguinte ao que dizem respeito. O primeiro mosaico data de janeiro de 2017.

Se não está familiarizado com a disponibilização de dados geográficos através de serviços de visualização (e.g., WMS) e descarregamento pode consultar os Guias de Apoio na página de dados abertos da DGT (https://www.dgterritorio.gov.pt/dados-abertos).

Ficheiros 8

Pré-Visualização 0

     


  • Os ficheiros JSON e XML descarregados a partir deste painel de pré-visualização são gerados a partir do ficheiro selecionado e podem não corresponder aos recursos originais alojados na plataforma com o mesmo formato.

Recursos comunitários 0

construiu uma base de dados mais completa do que as aqui apresentadas? Agora é o momento de o partilhar !

Explorar as reutilizações deste conjunto de dados.

Já utilizou estes dados? Faça referência ao seu trabalho e aumente a sua visibilidade.

Discussão entre a organização e a comunidade sobre este conjunto de dados.