Doação de Tecidos | Transplantação de Tecidos | Transplantes de Progenitores Hematopoiéticos

Objetivo : Dinamização da resposta às necessidades nacionais de Tecidos e Células

Observações:  Define-se como órgão colhido aquele que é extraído cirurgicamente de um dador (vivo ou falecido) com o objetivo de transplantar num doente em falência terminal de órgão.

Entende-se por dador falecido a pessoa que doou um ou mais órgãos após a morte e por dador vivo a pessoa que doou um órgão (rim ou porção de fígado) em vida.

A transplantação de tecidos representa uma opção terapêutica no tratamento de diferentes patologias, conduzindo à necessidade de disponibilização de tecidos humanos para aplicação clínica com todas as garantias de qualidade e segurança.

O CEDACE (Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea, Estaminais ou de Sangue do Cordão) que coordena as atividades de doação, conservação e transplante de células de medula óssea, estaminais ou de sangue de cordão tem o registo dos potenciais dadores de células estaminais, medula óssea ou de sangue de cordão umbilical.

Os Potenciais Dadores de Medula Óssea poderão doar Progenitores Hematopoiéticos (PHs) isolados de Sangue Periférico ou colhidas da Medula Óssea.

Os PHs isolados de Sangue Periférico representam a principal fonte de resposta às necessidades nacionais.

Os PHs isolados de Sangue do Cordão Umbilical representam uma fonte alternativa de PHs com potencial de resposta aos casos sem identificação de dador compatível nos registos nacionais e internacionais de Potenciais Dadores de Medula Óssea.

Data de extração : 21 maio 2018

csv

Exportar para CSV

json

Exportar para JSON

Discussões

Troca de mensagens ente a organização e a comunidade sobre este conjunto de dados. Utilize este formulário para interagir com os fornecedores de dados.

Recursos da comunidade

Se criou, ou pretende criar, uma interpretação diferente deste conjunto de dados (i.e. com colunas adicionais, outra ordenação, etc.), pode carregar o recurso e partilhá-lo nesta área.

Reutilizações

Reutilizou estes dados e publicou um artigo, uma infografia ou aplicação? Com uns cliques apenas, promova o seu trabalho e aumente a sua visibilidade.