Conta-me Histórias

Publicado em 6 de setembro de 2021

Ver a reutilização

Ricardo Nuno Taborda Campos

1 reutilizações
  • arquivo-pt
  • transparencia

Informações

Tipo
Aplicação
Temática
Outros
ID
613640bb0781901828fa3259

Publicação

Embutir

URL Estável

Descrição

O Conta-me Histórias é um projeto científico, criado no âmbito dos Prémios Arquivo.pt 2018, que permite aos utilizadores criarem automaticamente narrativas de notícias preservadas pelo Arquivo.pt. Numa era marcada pela pós-verdade e pelas fake news, o Conta-me Histórias é um importante contributo para uma democracia mais transparente. Esta aplicação permite a qualquer cidadão um acesso livre e democrático a informação contextualizada, assente em fatos e tendencialmente livre de filtros, fazendo uso de diversas fontes. Jornalistas, estudantes e investigadores de diversas áreas, tais como a sociologia, a ciência política, as ciências da comunicaçãos, a história e outras humanidades, encontram aqui uma ferramenta poderosa para o seu trabalho.

Autores
Ricardo Campos, Arian Pasquali, Vítor Mangaravite, Adam Jatowt, Alípio Jorge.

Referência Científica
Campos, R., Pasquali, A., Jatowt, A., Mangaravite, V., Jorge, A. (2021). Automatic Generation of Timelines for Past-Web Events. In Gomes, D., Demidova, E., Winters, J., Risse, T. (Eds.), The Past Web. Exploring Web Archives (pp. 225-242).

Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=b4_ZBr2ijVw

Agradecimentos
Este projeto é financiado pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do Programa Operacional Regional do Norte (NORTE 2020), sob o Programa PORTUGAL 2020 e por fundos nacionais através da agência de financiamento portuguesa, FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia dentro do projeto PTDC/CCI-COM/31857/2017 (NORTE-01-0145-FEDER-03185). Este financiamento enquadra-se na linha de investigação do projeto Text2Story.

Conjuntos de dados utilizados 1

Discussão entre o produtor e a comunidade sobre esta reutilização.

Mais reutilização

Descobrir mais sobre reutilização.