"id";"title";"slug";"url";"type";"description";"remote_url";"organization";"organization_id";"image";"featured";"created_at";"last_modified";"tags";"datasets";"metric.discussions";"metric.datasets";"metric.followers";"metric.views" "66028de8bf5823a1f4553586";"StatIncendios";"statincendios";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/statincendios/";"visualization";"Base para análises comparativas, nas dimensões temporal e geográfica, das causas, áreas e combate, a partir dos dados de histórico do ICNF para os incêndios registados em Portugal Continental. ";"https://statincendios.pt";"";"";"https://dados.gov.pt/s/images/6d/773a075f864ce19ee2e4ec001e1e97-500.png";False;"2024-03-26T08:57:12.302000";"2024-03-26T10:25:35.376000";"fogos,fogos-rurais,incendios,incendios-florestais";"660290dabf5823a1f4553587";1;1;0;0 "657c873f16610ba6b079e2d1";"Barómetro (resposta imediata à pandemia) no portal Mais Transparência";"barometro-resposta-imediata-a-pandemia-no-portal-mais-transparencia";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/barometro-resposta-imediata-a-pandemia-no-portal-mais-transparencia/";"visualization";"Conheça em detalhe, quais os principais domínios estratégicos e mecanismos de resposta às necessidades mais prementes de um Portugal pós pandemia.";"https://transparencia.gov.pt/pt/fundos-europeus/resposta-imediata-a-pandemia/barometro/";"Agência para a Modernização Administrativa";"5ae97f56c8d8c91578455f65";"https://dados.gov.pt/s/images/b5/0e22b7739446f1b228a747d47d5e9a-500.png";False;"2023-12-15T17:05:03.175000";"2023-12-15T17:06:01.685000";"barometro,react-eu,resposta-a-pandemia,transparencia";"6148911b0781900f479320f7";0;1;0;0 "657c7f93a49754977179e2d1";"Gestão Financeira de municípios no portal Mais Transparência";"gestao-financeira-de-municipios-no-portal-mais-transparencia";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/gestao-financeira-de-municipios-no-portal-mais-transparencia/";"visualization";"Encontre de forma simples e rápida todos os indicadores referentes à gestão financeira dos municípios portugueses.";"https://transparencia.gov.pt/pt/municipios/indicadores-por-municipio/gestao-financeira/";"Agência para a Modernização Administrativa";"5ae97f56c8d8c91578455f65";"https://dados.gov.pt/s/images/0a/3521bf1e1c455c92b0bc46f2ea03f4-500.png";False;"2023-12-15T16:32:19.212000";"2023-12-15T17:08:09.912000";"gestao-financeira,gestao-financeira-municipios,municipios,transparencia";"5fe9ee8f454ae3460ab772cb,5aeaf485c8d8c96244b984ba,5aec2419c8d8c9255272e0e4,5aec25a9c8d8c9292ff09779,5aec2716c8d8c92d71ac00e2,5fe9ea0a454ae335feb99666";0;6;0;0 "657c7e497fa6687cca79e2d1";"Pesquisar beneficiários do PRR no portal Mais Transparência";"pesquisar-beneficiarios-do-prr-no-portal-mais-transparencia";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/pesquisar-beneficiarios-do-prr-no-portal-mais-transparencia/";"visualization";"Encontre todos os beneficiários abrangidos pelo Plano de Recuperação e Resiliência bem como os respetivos projetos realizados.";"https://transparencia.gov.pt/pt/fundos-europeus/prr/pesquisar/beneficiario/";"Agência para a Modernização Administrativa";"5ae97f56c8d8c91578455f65";"https://dados.gov.pt/s/images/3b/bd72a6c85c46fa89975adf89e6e31b-500.png";False;"2023-12-15T16:26:49.927000";"2023-12-15T17:07:41.402000";"beneficiarios-prr,transparencia";"6183f8ce0781901b90aac0dc";0;1;0;0 "657c7cf419975ef6b579e2d1";"Pesquisar projetos do PRR no portal Mais Transparência";"pesquisar-projetos-do-prr-no-portal-mais-transparencia";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/pesquisar-projetos-do-prr-no-portal-mais-transparencia/";"visualization";"Encontre todos os projetos realizados no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência bem como todos os beneficiários abrangidos.";"https://transparencia.gov.pt/pt/fundos-europeus/prr/pesquisar/projeto/";"Agência para a Modernização Administrativa";"5ae97f56c8d8c91578455f65";"https://dados.gov.pt/s/images/ab/63fcce35114de59301f6ea26a493ec-500.png";False;"2023-12-15T16:21:08.242000";"2023-12-15T17:07:16.719000";"projetos-prr,transparencia";"6183f74c07819014dfd6bd7c";0;1;0;0 "657c78af209a391caa79e2d1";"Emissões de gases com efeito de estufa no portal Mais Transparência";"emissoes-de-gases-com-efeito-de-estufa-no-portal-mais-transparencia";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/emissoes-de-gases-com-efeito-de-estufa-no-portal-mais-transparencia/";"visualization";"Descubra a quantidade de emissões de gases com efeito de estufa em Portugal, a sua distribuição pelos setores de atividade e o ponto de situação face às metas.";"https://transparencia.gov.pt/pt/ambiente/acao-climatica/emissoes-de-gases-de-efeito-estufa/";"Agência para a Modernização Administrativa";"5ae97f56c8d8c91578455f65";"https://dados.gov.pt/s/images/79/08f3cac8174e9f87ba0be7aad738ca-500.png";False;"2023-12-15T16:02:55.058000";"2023-12-15T17:06:43.544000";"acao-climatica,transparencia";"65414d22987de7dc22c4960c,654150a4e491837b34c4960c";0;2;0;0 "657c77d16ecb9a03db79e2d2";"Metas e resultados (ação climática) no portal Mais Transparência";"metas-e-resultados-acao-climatica-no-portal-mais-transparencia";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/metas-e-resultados-acao-climatica-no-portal-mais-transparencia/";"visualization";"Conheça as metas nacionais e europeias assumidas por Portugal no âmbito da ação climática e fique a par do seu progresso.";"https://transparencia.gov.pt/pt/ambiente/acao-climatica/metas-e-resultados/";"Agência para a Modernização Administrativa";"5ae97f56c8d8c91578455f65";"https://dados.gov.pt/s/images/d0/8b39c4677744bbb3e4daa7404fc22b-500.png";False;"2023-12-15T15:59:13.355000";"2023-12-15T15:59:52.593000";"acao-climatica,transparencia";"65414f38f5acb905a1c4960c";0;1;0;0 "657c74a96ecb9a03db79e2d1";"Despesa e receita (resultado) no portal Mais Transparência";"despesa-e-receita-resultado-no-portal-mais-transparencia";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/despesa-e-receita-resultado-no-portal-mais-transparencia/";"visualization";"Conheça em detalhe a prestação de contas pelo Governo, através da Conta Geral do Estado, que traduz a execução final das receitas e despesas.";"https://transparencia.gov.pt/pt/orcamento-do-estado/balanco/despesa-receita-balanco/";"Agência para a Modernização Administrativa";"5ae97f56c8d8c91578455f65";"https://dados.gov.pt/s/images/3b/6cc3682b454d5c98a390684ce1ab4c-500.png";False;"2023-12-15T15:45:45.435000";"2023-12-15T15:54:17.203000";"orcamento-do-estado,transparencia";"60d9d7b907819038b62a5fc3,60d9d6210781903181c4c3a3";0;2;0;0 "657af1fb41415e069b260ff5";"Despesa e receita (execução) no portal Mais Transparência";"despesa-e-receita-execucao-no-portal-mais-transparencia";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/despesa-e-receita-execucao-no-portal-mais-transparencia/";"visualization";"Descubra em detalhe como estão a ser feitas as operações que refletem a cobrança de receitas e o pagamento de despesas previstas no Orçamento.";"https://transparencia.gov.pt/pt/orcamento-do-estado/execucao/despesa-receita-execucao/";"Agência para a Modernização Administrativa";"5ae97f56c8d8c91578455f65";"https://dados.gov.pt/s/images/6c/88f1645f3e49ea963ac767b6922d58-500.png";False;"2023-12-14T12:15:55.826000";"2023-12-15T15:33:20.352000";"orcamento-do-estado,transparencia";"60d9da99078190458358446c";0;1;0;0 "64b65dca0d4bcc09e6a35a38";"Arquivos.UÉ - Relatório Global";"arquivos-ue-relatorio-global";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/arquivos-ue-relatorio-global/";"visualization";"Conjunto de visualizações ilustrativas de indicadores associados à utilização (interna e externa) do [Arquivos.UÉ](http://atom.uevora.pt/index.php/).";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYjhhZjM0MzItNjVmOS00OTFmLWJiNWYtMTlhODcxZGMzMzcwIiwidCI6IjcwYTA1YjZmLTAyNmYtNDQyMy1iYjRmLTQzNDE2MzAyMTNkZiIsImMiOjl9";"Universidade de Évora";"64b658b989d9003ef3a35a38";"https://dados.gov.pt/s/images/a8/678d33ef2d4a2bb7a45221d53e672d-500.png";False;"2023-07-18T10:39:22.712000";"2023-09-05T15:05:38.096000";"arquivo,cidehus,evora,universidade";"64b65bed0d4bcc09e6a35a37";0;1;0;0 "62d8228507819018663a2c17";"Modelo Estacionamento (UCD Lab)";"modelo-estacionamento-ucd-lab";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/modelo-estacionamento-ucd-lab/";"visualization";"Identificação de padrões e previsão de estacionamento na cidade de Lisboa para melhorar a eficiência da vigilância. Criar novos modelos para prever ou gerar alternativas viáveis para estacionamento ilegal na cidade.";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMjNjMTcwYjctZjg5ZC00ZjNmLWIyZjAtZTZiYWFiNjdkNDMxIiwidCI6ImU0YmQ2OWZmLWU2ZjctNGMyZS1iMjQ3LTQxYjU0YmEyNDkwZSIsImMiOjh9";"Câmara Municipal de Lisboa";"5ae97f95c8d8c915d5faa3b1";"";False;"2022-07-20T16:43:01.158000";"2023-06-07T00:51:43.915000";"analytical-model,cef-telecom,dados-cm-lisboa-pt,estacionamento,estacionamento-ilegal,illegal-parking,lisbon-parking,modelo-analitico,ucd-lab";"61cba5010781909ea9138739,62b3ad0d07819009a8ea01c1,62b25b8307819009a7ea01c2";0;3;0;12 "62d820340781900621d64ce2";"Modelo Gestão de Resíduos (UCD Lab)";"modelo-gestao-de-residuos-ucd-lab";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/modelo-gestao-de-residuos-ucd-lab/";"visualization";"Identificação de padrões de apoio à previsão da produção de resíduos urbanos na cidade de Lisboa, associados a uma variedade de informações de contexto.";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYTM0NDMxYjItZmZhZi00ZmJlLThmMDAtYTA5OTg5ODgzNTNjIiwidCI6ImU0YmQ2OWZmLWU2ZjctNGMyZS1iMjQ3LTQxYjU0YmEyNDkwZSIsImMiOjh9&pageName=ReportSectione9474210386169806cd1";"Câmara Municipal de Lisboa";"5ae97f95c8d8c915d5faa3b1";"";False;"2022-07-20T16:33:08.591000";"2023-06-07T00:51:43.926000";"analytical-model,cef-telecom,dados-cm-lisboa-pt,gestao-de-residuos,higiene-urbana,modelo-analitico,ucd-lab,waste-management";"61cba5010781909e9f138739,62955a8107819008fda6b84a,62955a810781900909a6b852";0;3;0;17 "62d72b720781907b2c928f97";"Modelo Micromobilidade (UCD Lab)";"modelo-micromobilidade-ucd-lab";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/modelo-micromobilidade-ucd-lab/";"visualization";"Avaliação e previsão de padrões e comportamentos relacionados com a micromobilidade na cidade de Lisboa. Apoiar novas abordagens de planeamento e gestão com novas ferramentas para avaliar o impacto e a previsão de comportamentos.";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiODU0OGY3MjItNGE1ZC00ZTc4LThkMGEtOTQyNWI3MjA0NzkwIiwidCI6ImU0YmQ2OWZmLWU2ZjctNGMyZS1iMjQ3LTQxYjU0YmEyNDkwZSIsImMiOjh9&pageName=ReportSection";"Câmara Municipal de Lisboa";"5ae97f95c8d8c915d5faa3b1";"";False;"2022-07-19T23:08:50.304000";"2023-06-07T00:51:43.997000";"bicicletas,bike-sharing,bikes,cef-telecom,code,codigo,dados-cm-lisboa-pt,docking-stations,gira,micromobilidade,micromobility,phyton,ucd-lab";"628d71810781900907a6b84f,628d71810781900906a6b84f,61ca53810781909ea5138734";0;3;0;10 "62d726fc078190553a97f5ee";"Modelo Emergência (UCD Lab)";"modelo-emergencia-ucd-lab";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/modelo-emergencia-ucd-lab/";"visualization";"Identificação de padrões e modelação preditiva de acidentes de viação. Implementação de um modelo de previsão da ocorrência de acidentes de viação, com a indicação de locais e períodos do dia de maior incidência.";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYjFhNTc5NjgtYzZhMC00OWVjLWI0YTItNWM4ZTljNzU4ZmNmIiwidCI6ImU0YmQ2OWZmLWU2ZjctNGMyZS1iMjQ3LTQxYjU0YmEyNDkwZSIsImMiOjh9&pageName=ReportSectione9474210386169806cd1";"Câmara Municipal de Lisboa";"5ae97f95c8d8c915d5faa3b1";"";False;"2022-07-19T22:49:48.455000";"2023-06-07T00:51:44.009000";"acidentes-de-viacao,analytical-model,cef-telecom,code,codigo,dados-cm-lisboa-pt,emergencia,emergency,modelo-analitico,traffic-accidents,ucd-lab";"628d71810781900903a6b84a,628d718107819008fda6b845,61cba5020781909ea313873c";0;3;0;16 "619d1e22078190d1debdb47a";"Infoescolas 2018-2019";"infoescolas-2018-2019";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/infoescolas-2018-2019/";"visualization";"Estatísticas de escolas públicas e privadas, por escola, unidade orgânica, distrito e município. Incluí resultados de provas nacionais e alinhamento com classificações internas, percursos diretos de sucesso e indicador de equidade. Disponibilidade de descarregar ficheiros com bases de dados. ";"https://infoescolas.mec.pt/";"Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência - DGEEC";"5ae97f97c8d8c915d5faa3b4";"";True;"2021-11-23T17:00:18.611000";"2023-06-07T00:51:44.057000";"";"619d1c86078190caa6492d7a";0;1;0;164 "619d1ad5078190c30d914bbf";"Infocursos";"infocursos";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/infocursos/";"visualization";"O Portal InfoCursos apresenta dados e estatísticas sobre os cursos de Técnico Superior Profissional (TeSP), de Licenciatura 1.º ciclo, de Mestrado Integrado e de Mestrado 2.º ciclo, ministrados em estabelecimentos de ensino superior portugueses. No separador ""Estatísticas do curso"" é apresentada informação para todos os cursos que tiveram alunos inscritos no 1.º ano, pela 1.ª vez, conforme os dados reportados à Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, pelos estabelecimentos de ensino superior, através do inquérito RAIDES. Não são apresentadas estatísticas para os cursos de ensino militar ou policial. No separador ""Dados do curso"" é apresentada a informação constante no Guia das Provas de Ingresso, da Direção-Geral do Ensino Superior, para os cursos de Licenciatura 1.º ciclo e de Mestrado Integrado. ";"https://infocursos.mec.pt/";"Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência - DGEEC";"5ae97f97c8d8c915d5faa3b4";"";False;"2021-11-23T16:46:13.552000";"2023-06-07T00:51:44.067000";"acesso,ensino-superior";"619d1bbd078190c729ebed97";0;1;0;22 "619d195f078190bc6887b29c";"Indicadores Gerais da Educação";"indicadores-gerais-da-educacao";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/indicadores-gerais-da-educacao/";"visualization";"Informação estatística referente aos diferentes níveis de ensino: Educação pré-escolar, Ensino básico, Ensino secundário, Ensino pós-secundário não superior e Ensino superior, dos últimos 11 anos letivos, com representação gráfica e disponibilização de ficheiro por indicador. ";"https://estatisticas-educacao.dgeec.mec.pt/indicadores/";"Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência - DGEEC";"5ae97f97c8d8c915d5faa3b4";"";False;"2021-11-23T16:39:59.246000";"2023-06-07T00:51:44.086000";"basico,educacao,estatiticas,indicadores,pre-escolar,serie-de-11-anos";"5d385f4e454ae3079533be59";0;1;0;82 "619d056007819060c4ddf691";"Observatório das Competências Digitais (OCD)";"observatorio-das-competencias-digitais-ocd";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/observatorio-das-competencias-digitais-ocd/";"visualization";"O Observatório das Competências Digitais é um instrumento de acompanhamento, de tratamento de dados e de análise de resultados sobre a evolução das competências digitais da população, a produção de novos conhecimentos nas áreas digitais e a capacidade de exploração do potencial social e económico dos mercados digitais. A sua criação, desenvolvimento e manutenção é da competência da DGEEC, tendo sido criado pelo Decreto-Lei n.º 156/2019, de 22 de outubro, que regula a criação e manutenção de um sistema de recolha, registo e análise de dados sobre ciência e tecnologia.";"https://observatorio.incode2030.gov.pt/";"Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência - DGEEC";"5ae97f97c8d8c915d5faa3b4";"";False;"2021-11-23T15:14:40.015000";"2023-06-07T00:51:44.098000";"competencias-digitais,educacao,formacao-avancada,formacao-profissional,inclusao,incode-2030,investigacao,qualificacao,requalificacao";"5d4aa5a5454ae3388ad11cfe,5d42fc26454ae31a5bd560b0";0;2;0;48 "619d01ba07819050315bd2ea";"Observatório do Emprego Científico e Docente (OECD)";"observatorio-do-emprego-cientifico-e-docente-oecd";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/observatorio-do-emprego-cientifico-e-docente-oecd/";"visualization";"O Observatório do Emprego Científico e Docente é um registo público nominativo, que lista, por instituição, todos os contratos com doutorados envolvidos em atividades de investigação e desenvolvimento (I&D), ou de gestão e comunicação de ciência e tecnologia, e contratos de outros trabalhadores integrados em qualquer categoria da carreira de investigação científica. No caso das Instituições de Ensino Superior, abrange também contratos celebrados com docentes e com pessoal em cargos de gestão. O seu desenvolvimento e manutenção é da competência da Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC). Este Observatório foi criado pelo Decreto-Lei n.º 156/2019, de 22 de outubro, que regula a criação e manutenção de um sistema de recolha, registo e análise de dados sobre ciência e tecnologia.";"https://empregocientificoedocente.dgeec.mec.pt/";"Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência - DGEEC";"5ae97f97c8d8c915d5faa3b4";"";False;"2021-11-23T14:59:06.301000";"2023-06-07T00:51:44.107000";"contratos,docentes,emprego-cientifico,instituicoes-de-ensino-superior,instituicoes-de-i-d,simplex";"619d00a60781904b67cdc035";0;1;0;47 "618cfbfa078190d1deec5c48";"Deputados Faltosos? Data Science ao serviço do Cidadão";"deputados-faltosos-data-science-ao-servico-do-cidadao";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/deputados-faltosos-data-science-ao-servico-do-cidadao/";"visualization";"Tendo em conta as diversas iniciativas de open data que se multiplicam por várias instituições, este trabalho consistiu na recolha e tratamento de dados sobre a atividade parlamentar, com base na secção de dados abertos do Parlamento português, e em particular na assiduidade dos deputados às sessões plenárias do Parlamento desta legislatura que se iniciou em 2015. Recorrendo ao Power BI para toda a engenharia de dados e para a componente de reporting, foi efetivamente possível efectuar uma análise mais avançada. O resultado final pode ser obtido acedendo a este dashboard aberto ao público, interativo e que permite a análise em diversas dimensões, nomeadamente: - Análise global sobre o número de faltas ocorridas durante esta legislatura; - Evolução temporal dos diversos indicadores de assiduidade dos partidos e deputados; - Análise de assiduidade por círculo eleitoral e por deputado; - Análise de assiduidade por tipo de faltas. Artigo detalhado em https://www.linkedin.com/pulse/deputados-faltosos-data-science-ao-servi%C3%A7o-do-cidad%C3%A3o-manuel-dias/";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMDJlMzI0OTItZWI1MS00NmJmLWE5ZWUtMmIyZjEwZjlhZjNhIiwidCI6ImU0YmQ2OWZmLWU2ZjctNGMyZS1iMjQ3LTQxYjU0YmEyNDkwZSIsImMiOjh9";"";"";"";True;"2021-11-11T11:18:18.104000";"2023-06-07T00:51:44.159000";"parlamento,politica,transparencia";"618d538f0781904798e3351a";0;1;0;244 "618cfa3e078190ca67a09da0";"Incêndios em Portugal - Analítica avançada no suporte à decisão";"incendios-em-portugal-analitica-avancada-no-suporte-a-decisao";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/incendios-em-portugal-analitica-avancada-no-suporte-a-decisao/";"visualization";"O incêndio florestal de Pedrogão Grande que deflagrou a 17 de Junho de 2017 foi um dos maiores incêndios florestais de sempre em Portugal, o mais mortífero da história do país e o 11.º mais mortífero a nível mundial desde 1900. Como muitos milhares de portugueses, foi com um profundo pesar que assisti em tempo real aos diversos diretos e reportagens na passada semana. Os inúmeros debates que se têm seguido, com inúmeros especialistas, nos inúmeros programas, todos eles discutindo as inúmeras políticas que nos colocam no estágio em que estamos hoje, onde o número de vítimas mortais assume uma dimensão catastrófica! A massificação de tecnologias de Big Data no processamento de novos tipos de dados capazes de captar todos os fatores meteorológicos, a Internet das Coisas (IoT) no suporte à sensorização e vigilância da floresta e a Inteligência Artificial na extração de padrões e comportamentos que nos permitam uma prevenção mais eficaz, são alguns dos exemplos de como a tecnologia nos poderá ajudar no futuro.No entatno como em muitos outros sectores de atividade, esta falta de informação estruturada e acessível a todos, continua um dos maiores obstáculos para uma tomada de decisão correcta e atempada. As fontes de informação utilizadas são provenientes de ficheiros zip disponibilizados no site do Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), do European Forest Fire Information System (EFFIS) e da Wikipedia. Artigo detalhado em https://www.linkedin.com/pulse/inc%C3%AAndios-em-portugal-anal%C3%ADtica-avan%C3%A7ada-suporte-%C3%A0-decis%C3%A3o-dias/ ";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiODAwNmY5MDItNGIzZS00NTIxLWI5MjAtNzAyNzk0OWE4NDQzIiwidCI6ImU0YmQ2OWZmLWU2ZjctNGMyZS1iMjQ3LTQxYjU0YmEyNDkwZSIsImMiOjh9";"";"";"";True;"2021-11-11T11:10:53.912000";"2023-06-07T00:51:44.168000";"florestas,incendios,incendios-florestais,pedrogao-grande";"60cb10e2078190f47a15522d";0;1;0;718 "618cf780078190be29ce90fd";"O desempenho dos Eurodeputados - Dos factos às opiniões";"o-desempenho-dos-eurodeputados-dos-factos-as-opinioes";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/o-desempenho-dos-eurodeputados-dos-factos-as-opinioes/";"visualization";"Vivemos num mundo cada vez mais globalizado e competitivo. Como parte de um universo de 400 milhões de europeus, enfrentamos muitos desafios - como a crise de refugiados, alterações climáticas, desemprego jovem, privacidade dos dados, Brexit ou o reaparecimento de grupos extremistas e nacionalistas. Perante tudo isto as eleições europeias são um momento único para expressarmos a nossa opinião sobre estes desafios e ameaças crescentes, tanto nos princípios teóricos, como na prática, tendo um papel chave na influência das políticas que afetam a nossa vida em Portugal e na Europa. Os dados utilizados nesta análise foram recolhidos do site publico MEP Ranking, que desde 2009 monitoriza de forma sistemática todas as atividades realizadas no parlamento europeu, disponibilizando um conjunto de indicadores e rankings sobre diversas áreas de atuação dos deputados. Os vários indicadores apresentados (rank global, produtividade, atividade, assiduidade, etc.) são calculados tendo por base uma pesquisa rigorosa feita em 2016 por uma agência de investigação de análise de dados políticos - http://datarada.eu/ - cujo estudo passou por uma validação pelos próprios eurodeputados do esforço associado a cada tipo de acção. Com base nesta informação e tirando partido do Power BI procedeu-se à criação de um conjunto de análises dinâmicas focadas em quatro perspectivas principais, nomeadamente: i) Análise do desempenho dos países da União Europeia baseada no ranking de performance, produtividade, atividade e assiduidade, entre outros, ii)Análise da performance de um país em específico e dos seus eurodeputados, iii)Benchmark dos eurodeputados no contexto do seu país, em várias dimensões e iv) Indicadores detalhados do eurodeputado e comparação com os restantes. Artigo completo pode ser consultado em https://www.linkedin.com/pulse/o-desempenho-dos-eurodeputados-factos-%C3%A0s-opini%C3%B5es-manuel-dias/ ";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMjExMmVlNDUtNWFkMS00NDk1LWJlZGYtYzFiNDAzMDFkZDM5IiwidCI6ImU0YmQ2OWZmLWU2ZjctNGMyZS1iMjQ3LTQxYjU0YmEyNDkwZSIsImMiOjh9";"";"";"";True;"2021-11-11T10:59:12.350000";"2023-06-07T00:51:44.178000";"eleicoes,europa,politica,transparencia";"618e40c00781909ef3fa7293";0;1;0;66 "617805d707819019e17a58c6";"Urgências em Portugal";"urgencias-em-portugal-1";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/urgencias-em-portugal-1/";"visualization";"Onde se registam mais urgências em Portugal?";"https://public.tableau.com/views/UrgenciasemPortugal/Dashboard1?:language=en-US&:display_count=n&:origin=viz_share_link";"Tableau Software ";"6177271207819021b6174d79";"";False;"2021-10-26T14:42:47.286000";"2023-06-07T00:51:44.225000";"analytics,saude,sns,tableau,urgencias";"5b03f6c0c8d8c9229f4afa4b";0;1;0;92 "6166abe90781909392d4b9a8";"Monitorização de Parâmetros Ambientais";"monitorizacao-de-parametros-ambientais";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/monitorizacao-de-parametros-ambientais/";"visualization";"Já é possível consultar dados, em tempo real, de várias componentes ambientais da cidade de Lisboa. Mais de 600 sensores espalhados por Lisboa, devidamente instalados e a funcionar, permitem que qualquer cidadão acompanhe os níveis de qualidade do ar, de ruído e do estado do tempo, no portal Lisboa Aberta. A visualização dinâmica permite, clicando sobre um ponto, ver informação referente a todos os parâmetros desse local. Do mesmo modo é possível verificar qual o Índice Ambiental para esse mesmo ponto. Esse índice corresponde a um sistema de indicadores, o qual foi desenvolvido para classificar os avisos e alertas de parâmetros ambientais cujos valores monitorizados superam os valores limite de situação de normalidade , adaptado para o nível da cidade de Lisboa. A classificação definida atribui uma cor ao nível de perigosidade/intensidade do fenómeno, graduada em verde para situações de normalidade, e amarelo, laranja e vermelho, para classes crescentes de perigosidade/intensidade. Pretende-se com a construção desse índice, dar a conhecer ao cidadão, a perceção imediata da intensidade de fenómenos ambientais. No caso da Qualidade do ar, o índice adotado está de acordo com o estabelecido pela Agência Portuguesa do Ambiente , e no caso do estado de tempo com os critérios para a emissão de Avisos Meteorológicos do IPMA, para situações de previsão ou observação de fenómenos meteorológicos adversos. Através desta monitorização, tem sido possível reforçar o diagnóstico da cidade em termos ambientais, mapear zonas prioritárias de intervenção, investir na componente de informação pública e incentivar a adoção de comportamentos (individuais e coletivos) e medidas mais adequadas para mitigar os efeitos negativos de potenciais episódios de poluição atmosférica (qualidade do ar e ruído) e de eventos meteorológicos extremos. O investimento no reforço da rede de sensores - complementar e calibrada pela rede existente de estações fixas de medição da qualidade do ar (APA/CCDR-LVT) e de estações meteorológicas (IPMA) - garante a interoperabilidade entre redes, e aumenta o número de estações e parâmetros medidos. Os dados obtidos em tempo real, apesar de permitirem conhecer tendências, não devem ser diretamente comparáveis com as observações obtidas nas redes de referência. A rede está totalmente instalada, com 80 estações a monitorizarem os seguintes parâmetros: partículas em suspensão (PM2.5 e PM10 ), monóxido de carbono (CO), dióxido de enxofre (SO2), dióxido de azoto (NO2), óxido de azoto (NO), ozono (O3), benzeno (C2H6), nível sonoro contínuo equivalente (LAeq), pressão atmosférica, humidade relativa, vento forte, precipitação forte, temperatura, radiação global, radiação ultravioleta e tráfego médio. Continuar a investir na cidade de Lisboa, exige acompanhar esta monitorização, emitir avisos em momentos de excedência dos limiares de informação e alerta de poluentes atmosféricos e de estados de tempo adversos, e atuar no sentido de se garantir a não excedência de limiares ou situações meteorológicas de risco, que possam causar danos ou prejuízos a diferentes níveis, dependendo da sua intensidade. Para tal importa conhecer: Valores limite (VL) por poluente atmosférico, legislados para a proteção da saúde humana; Valores limite de ruído ambiente exterior para os indicadores Lden e Ln, definidos na legislação portuguesa; Valores limite definidos por parâmetro, para situações meteorológicas adversas (previstas e/ou observadas). A aplicação destes critérios à cidade de Lisboa, permite analisar momentos e locais na cidade expostos a episódios de poluição e/ou a estados de tempo adversos, bem como emitir recomendações e avisos adequados a cada situação, através do desenvolvimento de uma componente de alarmística.";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMWU3ODY1YTYtYzE1MC00YThmLWFhMWYtMzcyN2Y2YTRlMTcwIiwidCI6ImEyNmRlZWJjLTgzN2QtNGU5OS04N2EyLThmZDAwMjQ2NzE3MiIsImMiOjl9&pageName=ReportSection";"Câmara Municipal de Lisboa";"5ae97f95c8d8c915d5faa3b1";"";False;"2021-10-13T10:50:33.407000";"2023-06-07T00:51:44.257000";"ambiente,eventos-meteorologicos-extremos,meteorologia,qualidade-do-ar,ruido,sensores";"60650d01454ae302aa839968,5e2091a0454ae30e07a32830,5ae9c6b9c8d8c9146a44cc72";0;3;0;190 "6141eeeb0781908f4df5bed1";"Rede de sensores de qualidade do ar e meteorologia";"rede-de-sensores-de-qualidade-do-ar-e-meteorologia";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/rede-de-sensores-de-qualidade-do-ar-e-meteorologia/";"visualization";"Mapa dinâmico com as médias diárias de poluentes atmosféricos (O3, CO, NO2, SO2, PM 10, PM 2.5) e a direção do vento, em onze pontos do Concelho de Cascais. Clicando em cada um dos sensores pode saber qual a sua localização e as médias diárias do dia anterior para os diferentes tipos de poluentes.";"https://cmcascais.qart.pt/widgets/map/";"Câmara Municipal de Cascais";"5ae9d111c8d8c9726d2cdbdf";"";True;"2021-09-15T14:02:35.663000";"2023-06-07T00:51:44.341000";"cascais,poluentes,poluentes-atmosfericos";"60bae8b4454ae37d1dd115a0,60bae8b4454ae37d20d115a5,60bae8b2454ae37d1ed115a1,60bae8b3454ae37d1dd1159f,60bae8b1454ae37d1fd115a2,60bae8b4454ae37d1ed115a3,60bae8b3454ae37d1fd115a3,60bae8b3454ae37d1ed115a2,60bae8b4454ae37d1fd115a4,60bae8b3454ae37d20d115a4";0;10;0;142 "6141ed37078190874332100f";"Cascais data – Ambiente & Energia– dashboard temático";"cascais-data-ambiente-energia-dashboard-tematico";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/cascais-data-ambiente-energia-dashboard-tematico/";"visualization";"Conjunto de visualizações ilustrativas de indicadores associados a Árvores em Espaço Público. **Indicadores contemplados (Agosto 2022): ** Diversidade de Espécies Número de árvores e devida localização Intervenções em árvores Estado (idade) [Mais Informação](https://data.cascais.pt/geral/ambiente-energia)";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiZjZlMzIxMDgtNjg2OC00OGZhLThkOTYtNjFjMGNlN2NkYmZlIiwidCI6ImRiYTUzODBjLThlMjQtNDM2NC04YjEwLTdlMjIxN2NkY2Y2YSIsImMiOjh9";"Câmara Municipal de Cascais";"5ae9d111c8d8c9726d2cdbdf";"";True;"2021-09-15T13:55:19.869000";"2023-06-07T00:51:44.354000";"arvore,espaco-publico,espacos-verdes";"5ae9d1f7c8d8c9146a44ccb1,5ae9d209c8d8c9146c44cca5";0;2;0;170 "612f6e72078190da249e0918";"Primeiras páginas de jornais online portugueses";"primeiras-paginas-de-jornais-online-portugueses";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/primeiras-paginas-de-jornais-online-portugueses/";"visualization";"Autores: Susana Parreira, Ana Sabino, Ana Boavida, Penousal Machado O estudo e análise do design de jornais online ainda é incipiente, sobretudo quando se olha para o panorama nacional. Assim sendo, com o objetivo de comprovar a evolução gráfica e tecnológica existente na vertente dos jornais online, foi decidido fazer uma análise histórica do design de três jornais online portugueses em 21 anos. Os dados retirados desta análise foram transportados para artefactos que, através da visualização da informação, facilitam a sua perceção a qualquer pessoa. Esses mesmos artefactos estão incluídos a seguir neste website. O utilizador pode aceder a uma linha do tempo da evolução de cada jornal e comparar edições e características entre elas. Este trabalho foi um dos galardoados pelo [Prémio Arquivo.pt](https://sobre.arquivo.pt/pt/colabore/premios-arquivo-pt/), pelo seu cariz inovador na utilização da informação histórica preservada pelo [Arquivo.pt](https://dados.gov.pt/pt/organizations/arquivo-pt-pesquise-paginas-do-passado/), demonstrando a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na web. Vídeo explicativo do projeto: https://www.youtube.com/watch?v=aMI-bdW4E4E";"https://primeiraspaginas.susanaparreira.pt/";"";"";"";True;"2021-09-01T13:13:37.983000";"2023-06-07T00:51:44.474000";"arquivo-pt,design-editorial,jornais-online-portugueses,universidade-de-coimbra,visualizacao-da-informacao";"60f5447b07819082300778fe";0;1;0;307 "60d36aeb07819091188a3bb5";"Fogos.pt";"fogos-pt";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/fogos-pt/";"visualization";"Fogos.pt mapeia ocorrências de incêndio em Portugal. Neste mapa, os utilizadores podem ver a intensidade de um incêndio, um feed do Twitter sobre o incêndio, dados meteorológicos da área afetada, uma linha do tempo do foco de incêndio, bem como dados sobre o plano de intervenção da brigada de incêndio (número de pessoas e veículos de combate a incêndio). Os dados são fornecidos pela Proteção Civil Portuguesa.";"https://fogos.pt/";"VOST PORTUGAL";"60d36a330781908e213edc99";"";True;"2021-06-23T18:10:03.419000";"2023-06-07T00:51:44.563000";"fogos,fogos-rurais,incendios,incendios-florestais";"60d36765078190811474dcbc";0;1;1;7417 "60787121454ae371e84acd36";"Crimes de incêndio florestal registados, por ano";"crimes-de-incendio-florestal-registados-por-ano";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/crimes-de-incendio-florestal-registados-por-ano/";"visualization";"Crimes de incêndio florestal registados, por ano";"https://public.tableau.com/views/Portugal-Dados_gov_pt-Crimesdeincndioflorestal/Dashboard1?:embed=y&:showVizHome=no";"";"";"";True;"2021-04-15T18:00:17.790000";"2023-06-07T00:51:44.626000";"crimes,dados-abertos,incendios,justica";"5c944fc2454ae305295ca974";0;1;0;43 "60350222454ae31d387fbdf1";"COVID Insights";"covid-insights";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/covid-insights/";"visualization";"A plataforma COVID Insights pretende analisar, monitorizar e traçar a evolução da pandemia COVID-19, cruzando dezenas de fontes de dados e integrando múltiplas variáveis representativas de diferentes aspectos económicos, sociais e naturais, as quais serão analisadas a partir de métodos analíticos avançados, nomeadamente: - **Análise Internacional** avançada sobre vacinas administradas, novos casos, casos recuperados e óbitos, para todos os países. - **Evolução em Portugal**, sobre vacinas administradas, novos casos, casos recuperados, óbitos, internamentos UCI, entre outros. - Previsão da evolução da **Taxa de Desemprego**. - **Análise de Mobilidade** ao nível dos distritos em Portugal sobre diversas perspectivas. - **Modelos Epidemiológicos** para previsão da prevalância da pandemia do Rt. ";"https://insights.cotec.pt/";"COTEC Portugal & NOVA IMS";"6034ff33454ae30faa8a59a8";"";True;"2021-02-23T13:24:50.264000";"2023-06-07T00:51:44.649000";"covid-19";"5ae9e0e2c8d8c9146b44ccf3,5ae9e142c8d8c9146a44cd0c,5ae9e0f0c8d8c9146b44ccf9";0;3;1;386 "5ff3840b454ae38e4f84ba5e";"Observatório DSPA: O Setor de Data Science em Portugal";"observatorio-dspa-o-setor-de-data-science-em-portugal";"https://dados.gov.pt/pt/reuses/observatorio-dspa-o-setor-de-data-science-em-portugal/";"visualization";"O Observatório da DSPA constitui a base para o desenvolvimento da primeira caraterização do setor do Data Science realizado em Portugal, tendo como objectivo primário conhecer e avaliar qualitativa e quantitativamente algumas das dimensões mais relevantes em matérias de Data Science. Pretende-se assim obter a perceção dos diversos stakeholders quanto à sua relevância, criticidade e impacto na sociedade e economia nacionais, conhecer a apetência das camadas mais jovens do nosso país (estudantes pré-universitários e universitários) para o Data Science, e mapear algumas das matérias mais relevantes para o atual ecossistema de profissionais do setor e das organizações, públicas e privadas, portuguesas.";"https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMTIxNDBjM2EtN2QzMi00NDE2LTkyMGItY2I2MTgzODFiNjAyIiwidCI6ImU0YmQ2OWZmLWU2ZjctNGMyZS1iMjQ3LTQxYjU0YmEyNDkwZSIsImMiOjh9&pageName=ReportSectionda5d15b64dc361ba504b";"Data Science Portuguese Association";"5ff37826454ae356bea6a61c";"";True;"2021-01-04T21:09:31.342000";"2023-06-07T00:51:46.856000";"data-science,dspa";"5ff38285454ae3872b44a2e4";0;1;1;130