Skip to main content
Relatório de Desenvolvimento Mundial 2021: Dados para uma vida melhor
Evento – Data for better lives

A 24 de Março, o Banco Mundial criou um espaço de debate em torno do potencial dos dados para a melhoria da vida global. Do painel de discussão fizeram parte David Malpass (Presidente do Grupo Banco Mundial), Kersti Kaljulaid (Presidente da Estónia), Brad Smith (Presidente da Microsoft), e Ngozi Okonjo-Iweala (Diretora Geral da Organização Mundial do Comércio) que, numa conversa reveladora, trocaram ideias sobre elementos essenciais para uma recuperação resiliente global com base em dados. Atendendo o contexto atual, foram abordadas questões como a aplicação de dados aos desafios decorrentes da pandemia e à integração de medidas relacionadas com as ações climáticas.

Este evento está estreitamente ligado ao “Relatório de Desenvolvimento Mundial 2021: Dados para uma vida melhor”, tendo o objetivo de reforçar a sua conceção.

O relatório pretende explorar o potencial dos dados na transformação da vida global, particularmente na melhoria dos resultados e no cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável em países pobres, onde os dados são subvalorizados e subaproveitados. Referem-se a implementação de políticas públicas, a criação de programas e a prestação de serviços, a eficiência da dinâmica de mercado e a geração de emprego. Este relatório foca ainda a concretização de acordos de governança que suportem a geração e utilização de dados de modo seguro, ético e protegido, com o objetivo de criarem valor económico e social de acesso equitativo garantido.

O evento virtual pode ser revisto, em https://live.worldbank.org/world-development-report-2021?intcid=ecr_e_wblreminder_en_ext-post

O relatório encontra-se disponível em português, em https://www.worldbank.org/en/publication/wdr2021

Comentários sobre esta publicação.