Reutilizar Dados

Para informação técnica sobre acessos automatizados aos conjuntos de dados e outras funcionalidades do portal, visite a página da API.

As principais funções de um portal de dados abertos são facilitar e promover a reutilização dos dados, ao abrigo de licenças abertas, o que significa que qualquer cidadão, empresa ou organização pode utilizar os dados para fins comerciais ou não-comerciais.

Existem vários casos internacionais de sucesso na área da reutilização de dados abertos, com propósitos e contextos diferentes, tais como:

Dollars for Docs - Site para promover a transparência na relação da indústria farmacêutica com médicos e hospitais.

Mejora tu escuela - Plataforma de participação cidadão para comparar dados sobre escolas no México.

be walking be.brussels - Aplicação que sugere e ajuda a planear passeios pedestres por Bruxelas.

Cabe também às entidades que promovem a abertura ou disponibilização de dados garantir que estes sejam disponibilizados de forma livre, não obrigando a nenhum tipo de registo ou pedido de reutilização. Todos os conjuntos de dados em dados.gov são disponibilizados desta forma, e podem ser descarregados por qualquer reutilizador.

Como reutilizar dados

O ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (ICSTE-IUL), no âmbito do Plano Nacional de Administração Aberta, criou um conjunto de vídeos tutoriais sobre algumas possibilidades da reutilização de dados, utilizando a ferramenta R.

Os vídeos estão disponíveis na plataforma de aprendizagem do ISCTE em: https://online-learning.iscte-iul.pt/bo/courses/plano-nacional-de-acao-de-administracao-aberta-pt (é necessário registo).

Promover reutilizações

No dados.gov qualquer cidadão pode também divulgar reutilizações que tenha feito a partir de dados abertos públicos. Para promover reutilizações é necessário criar uma conta no portal, aceder à página de administração e carregar uma reutilização. As reutilizações mais interessantes poderão ser partilhadas na página principal do portal, na secção de destaque.

Interagir com os fornecedores

Para que o ecossistema dos dados abertos possa crescer de modo a beneficiar todas as partes interessadas, é importante que seja possível a interação entre quem disponibiliza dados e quem os reutiliza. Eventos ou outros tipos de encontros presenciais terão um papel importante a desempenhar, mas existem várias funcionalidades no dados.gov que poderão ser utilizadas para o mesmo efeito.

Em cada página de um conjunto de dados é possível deixar comentários ou criar tópicos de discussão que deverão ser acompanhados pelo fornecedor responsável. Também é possível promover reutilizações de dados que usem esses recursos, dando visibilidade a casos de reutilização e assinalando também que os dados estão a ser utilizados, o que reforça ainda mais a importância de os manter atualizados.

Os reutilizadores poderão também partilhar transformações ou modificações que efetuaram num determinado conjunto de dados, podendo carregar ficheiros / recursos "alternativos" (p.ex. com ordenação de colunas diferente, adicionando informação geográfica, etc.) e relacioná-los com conjuntos de dados específicos.

Estas funcionalidades estão disponíveis sempre na parte inferior de cada página individual de conjunto de dados.