Sobre o dados.gov

Dados.gov é o portal de dados abertos da Administração Pública portuguesa.

Tem como função agregar, referenciar e alojar dados abertos de diferentes organismos e setores da Administração Pública, constituindo-se como o catálogo central de open data em Portugal. Além de funcionar como um serviço partilhado de alojamento e publicação de dados, que pode ser utilizado por qualquer organismo público, funciona também como um portal indexador de conteúdos alojados noutros portais/catálogos de dados abertos, sejam setoriais (ex. Saúde, Justiça, Ambiente) ou locais (ex. Câmara Municipal de Lisboa, Câmara Municipal de Águeda).

O dados.gov promove também casos de reutilizações que utilizam dados partilhados públicos, e disponibiliza informação variada sobre o movimento de dados abertos, publicação e reutilização de dados, entre outros.

O dados.gov é um portal aberto, o que significa que qualquer utilizador, em nome próprio ou em representação de uma organização, pode criar uma conta e carregar dados, para que sejam partilhados com a comunidade, ao abrigo de licenças abertas.

Disponibiliza também vários mecanismos de interação entre fornecedores de dados e reutilizadores, como a possibilidade de trocar comentários, submeter versões complementares de dados e propor melhorias à plataforma.

É desenvolvido e gerido pela Agência para a Modernização Administrativa, IP (AMA), e baseia-se na plataforma udata, um produto criado pelo Etalab, uma estrutura de missão da Administração Pública francesa, e que é desenvolvido e disponibilizado numa lógica open source.