Skip to main content

Este documento contém os endereços dos conteúdos Web (URLs) referidos pelos investigadores nos relatórios dos projetos financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, desde junho de 2020.

Denominam-se "seeds" (sementes) estes endereços, pois são o ponto de partida para a gravação dos conteúdos dos Websites. As listas de endereços foram obtidas periodicamente a partir da base de dados da FCT.

Os endereços obtidos apontam para recursos online tais como os websites dos projetos, unidades de I&D, notícias nos media, artigos em revistas científicas ou repositórios, base de dados, vídeos no Youtube ou páginas do Facebook.

Em junho de 2020, o Arquivo.pt obteve 263 endereços relacionados com 100 projetos científicos a partir dos relatórios financiados pela FCT. Grande parte dos endereços (67%) não tinha qualquer versão anteriormente preservada no Arquivo.pt.

Em julho de 2020, lançou-se uma recolha especial a partir deste conjunto de endereços que resultou em 6,9 GB de informação obtidos a partir da visita a 31 606 URLs.

Em 2021 e em 2022 voltou-se a gravar os endereços obtidos a partir da base de dados da FCT procurando as melhores técnicas para o fazer com sucesso.

Alguns conteúdos desapareceram da Web, outros são de difícil gravação e reprodução, como por exemplo, vídeos do Youtube, páginas do Facebook, sites Wix.

Mais informação:
Notícia no site informativo do Arquivo.pt Arquivo.pt preserva websites de projectos científicos nacionais
Exposição online Memória Web da investigação científica

xlsx 1.3 MB

https://sobre.arquivo.pt/pt/arquivo-pt-preserva-websites-de-projectos-cientificos-nacionais/

  • Os ficheiros JSON e XML descarregados a partir deste painel de pré-visualização são gerados a partir do ficheiro selecionado e podem não corresponder aos recursos originais alojados na plataforma com o mesmo formato.

Discussões

Troca de mensagens ente a organização e a comunidade sobre este conjunto de dados. Utilize este formulário para interagir com os fornecedores de dados.

Recursos da comunidade

Se criou, ou pretende criar, uma interpretação diferente deste conjunto de dados (i.e. com colunas adicionais, outra ordenação, etc.), pode carregar o recurso e partilhá-lo nesta área.

Reutilizações

Reutilizou estes dados e publicou um artigo, uma infografia ou aplicação? Com uns cliques apenas, promova o seu trabalho e aumente a sua visibilidade.