Skip to main content

Este documento contém 1812 endereços de sites do Afeganistão, do domínio .af e 547 notícias dos media.
Os endereços, URLs ou "seeds" foram obtidos através de pesquisa automática, utilizando o Bing Search API e colocados imediatamente em gravação.

Contexto

No dia 15 de agosto de 2021 o palácio presidencial em Cabul foi tomado pelos Talibãs, consumando a queda do regime que vigorava há 20 anos, após os atentados do 11 de Setembro nos Estados Unidos.

Na comunidade dos arquivistas da Web foi lançado o desafio de gravar os sites afegãos, face ao risco de estes virem a desaparecer com o novo regime.

O Arquivo.pt reagiu rapidamente, lançando uma pesquisa automática focada em sites do domínio .af e outra em notícias dos media internacionais sobre os eventos em curso. No dia 17 de agosto os websites começaram a ser gravados.

Em outubro de 2021, o Content Development Working Group do International Internet Preservation Coalitium (IIPC) (https://netpreserve.org/about-us/working-groups/content-development-working-group/) lançou uma lista colaborativa onde arquivistas da Web de vários países colocaram endereços de interesse sobre a situação do Afeganistão.

O principal contributo do Arquivo.pt para a comunidade dos arquivistas da Web foi a demonstração da pesquisa automática que permite uma reação rápida na gravação de conteúdos Web em risco de se perderem.

Mais informação:
Os conteúdos recolhidos pelo Content Development Working Group do International Internet Preservation Coalitium estão disponíveis no serviço Archive-it, na coleção Afghanistan Regime Change (2021) and the International Response

-recolha-especial-em-colaboracao-internacional-.xlsx 607.2 kB

sites-do-afeganistao-em-agosto-de-2021.-recolha-especial-em-colaboracao-internacional-.xlsx

Discussões

Troca de mensagens ente a organização e a comunidade sobre este conjunto de dados. Utilize este formulário para interagir com os fornecedores de dados.

Recursos da comunidade

Se criou, ou pretende criar, uma interpretação diferente deste conjunto de dados (i.e. com colunas adicionais, outra ordenação, etc.), pode carregar o recurso e partilhá-lo nesta área.

Reutilizações

Reutilizou estes dados e publicou um artigo, uma infografia ou aplicação? Com uns cliques apenas, promova o seu trabalho e aumente a sua visibilidade.