Desde 2020, Cascais tem vindo a implementar uma série de sensores de qualidade do ar. Este sistema de sensores visa monitorizar o que se passa em Cascais e identificar pontos onde há necessidade de atuar para se conseguir aumentar a qualidade do ar e, desse modo, melhorar e criar boas experiências para os seus habitantes.
O trabalho apresentado vem propor um modelo que considera os dados recolhidos do sistema, em correlação com outras infraestruturas, para identificar os melhores pontos em cada bairro para passar o tempo com a família, praticar desporto, desfrutar de áreas verdes ou comer fora.
A ferramenta desenvolvida usa os recursos dos sensores e outros dados externos para fazer previsões da qualidade do ar para cada um dos sensores, com o intuito final de permitir aos cidadãos planear as atividades ao ar livre relacionadas com a qualidade do ar.
Este trabalho foi concretizado no âmbito do World Data League, um torneio com a ambição de encontrar os melhores cientistas de dados a partir da resolução de problemas de orientação social. O tema central do World Data League de 2021 foi “Cidades Data-Driven”.
Autores: Yassine, Gustavo Fonseca, Rui Granja