Webinar AMA: o sucesso em forma de dados abertos

Publié le 19 décembre 2022

Sessão decorreu via Teams e contou com 62 inscrições

A AMA promoveu um webinar sobre dados abertos, no dia 2 dezembro, com o foco a incidir nas «oportunidades e desafios». A sessão, que decorreu via Teams, contou com 62 inscrições, tendo estado representadas várias áreas da Administração Pública central, regional e local. Todas tiveram representação neste webinar, com particular destaque para a área da Justiça que foi a mais representada. Não obstante, estiveram, ainda, participantes de algumas Câmaras Municipais (Leiria, Peniche, Porto, Amadora, Oeiras e Gaia), Setor Privado, Consultoras, Startups e Investidores.
 
Nesta sessão foram abordados diversos temas, entre os quais, o portal dados.gov, o portal europeu de dados abertos, os benefícios gerados pelos dados abertos, literacia, oportunidades e desafios, princípios e referenciais, barreiras, legislação e regulação, casos de uso, comunidade e ecossistema.
 
De realçar, que o Portal Nacional de Dados abertos, conta com a participação de 150 organizações, 5900 utilizadores, 5704 datasets e 66 reutilizações.
 
Os benefícios gerados a partir dos dados abertos na Administração Pública, traduzem ganhos de eficiência e produtividade, com a respetiva redução de custos para o setor público, a poupança de tempo para os cidadãos, entidade públicas e empresas, o rastreamento e previsão de mudanças em tempo real, que permitem respostas mais adequadas e atempadas, com correspondente agilidade nos processos e serviços, respostas mais rápidas e adequadas a contextos de crise, procura e acesso a dados mais facilitadas, com menos formalidades burocráticas, formulação de políticas públicas mais informadas, esclarecidas e sustentadas, transparência, responsabilização e escrutínio democrático, participação civil e ativismo, através da auscultação, participação e contribuição dos cidadãos nas decisões, processos e procedimentos públicos.