Open Data Day 2023

Publié le 10 mars 2023

O que é o “Open Data Day”?

O Open Data Day é um evento que consiste na celebração anual dos dados abertos em todo o mundo. Grupos de muitos países criam eventos locais em torno dos dados, no dia em que são usados dados abertos nas suas comunidades. Como forma de aumentar a representatividade de diferentes culturas à volta dos dados abertos de diferentes geografias; na edição de 2023 será oferecida a oportunidade para as organizações dos vários países/regiões poderem alocar o evento Open Data Day na melhor data para o seu caso, entre os dias 4 e 10 de março.
 
Todos os outputs estão abertos para que possam ser usados de forma livre e possam ser promovidas mais reutilizações de dados abertos.
 
Na edição deste ano é dado destaque aos dados abertos no contexto da Inteligência Artificial.
Com o tema “Open Data to AI”, pretende-se descobrir como os dados abertos estão a desempenhar um papel crítico no campo da Inteligência Artificial e Machine Learning; bem como no domínio de outras tecnologias emergentes.
 
Em Portugal a equipa do portal dados.gov convida toda a comunidade de utilizadores do portal nacional de dados abertos e/ou outros portais de dados abertos, a participar no evento e a publicar as respetivas reutilizações no dados.gov. Neste contexto será dado destaque às melhores reutilizações e aos seus autores.