Atlas Nacional do H2 Verde Sustentável

Metadata quality: 0.4444444444444444/1
Metadata quality:
Data description filled
Resources documentation missing
License filled
Update frequency not set
File formats are open
Temporal coverage not set
Spatial coverage not set
Updated on 26 de diciembre de 2024 — Creative Commons Attribution 4.0 - CC BY 4.0

Laboratório Nacional de Energia e Geologia - LNEG

O Laboratório Nacional de Energia e Geologia (LNEG) é uma instituição de I&D orientada para responder às necessidades da sociedade e das empresas. Apostando numa investigação sustentável e para a sustentabilidade através da geração do conhecimento do nosso território. A par do que melhor se faz…

97 datasets

Informations

Licencia
Creative Commons Attribution 4.0 - CC BY 4.0
ID
6543c1a8efccd3b60565fc9c

Temporality

Fecha de creación
2 de noviembre de 2023
Latest resource update
26 de diciembre de 2024
Extras
harvest:name
Lab. Nac. Energia Geologia (DGT)
Harvest
backend
Harvester DGT
source_id
6543c171c4057dd95a583c71
remote_id
8950b846-c21c-4eef-82f5-dabf197e7a0e
domain
snig.dgterritorio.gov.pt
last_update
2024-12-26 07:30:01.310000

Embed

Permalink

Descripción

Este conjunto de dados integra os Conjuntos de Dados de Elevado Valor/HVD identificados de acordo com o Regulamento de Execução n.º 2023/138 da Diretiva (UE) 2019/1024, relativa aos dados abertos e à reutilização de informações do setor público.

O “Atlas Nacional do H2 Verde Sustentável” é uma ferramenta baseada em informação georreferenciada que obedece a critérios definidos na construção de cenários para avaliar a adequabilidade da localização de projetos de produção de hidrogénio verde no que respeita a: (i) recursos necessários para alimentar os processos de produção de hidrogénio por eletrólise da água; (ii) condicionantes de uso do solo para a implementação das unidades de produção de hidrogénio verde, e (iii) fatores que potenciam a comercialização do hidrogénio produzido.
Com base nesta ferramenta de “Atlas Nacional do H2 Verde Sustentável” aqui apresentam-se 4 mapas referentes a 4 cenários que identificam as “melhores” zonas para produção de hidrogénio verde de acordo com o racional de base de cada um destes cenários. Os 4 mapas representam os seguintes cenários: cenário A Diversificado, cenário B Seca e Rede de Gás e Transportes; cenário C Seca e consumidores de gás; cenário D Prospetivo.
Cada cenário das melhores localizações de produção de hidrogénio verde foi construído com base em 3 sub-índices (i) proximidade de fontes de água, (ii) proximidade de fontes de energia e (iii) facilidade de colocação do H2 verde no mercado. O sub-índice de água é constituído por um máximo de 7 indicadores relativos à localização das seguintes fontes de água identificadas: massas de águas superficiais, estações de tratamento de águas residuais (ETARs), rede pública de abastecimento, água subterrânea, água do mar, irrigação com fins múltiplos, índice de escassez de água. O sub-índice de energia é constituído por um máximo de 6 indicadores, nomeadamente: exposição ao recurso solar, exposição ao recurso eólico onshore, exposição ao recurso eólico offshore, proximidade aos produtores de bioeletricidade, proximidade aos produtores de hidroeletricidade, proximidade à ligação à rede elétrica. Finalmente, o sub-índice do mercado é constituído por um máximo de 5 indicadores, entre os quais, a proximidade a: consumidores potenciais de H2 – indústria, consumidores potenciais de H2 – transporte, consumidores potenciais de H2 como matéria-prima, grandes fontes emissoras de CO2.
Cada cenário final exclui da localização de projetos a ocupação do solo que se revela desadequada. Não se incluem para já a exclusão de zonas referentes: as servidões e restrições de utilidade pública, as áreas de RAN e REN, os Planos Ordenamento do terriório, PDM, as zonas de perigosidade SEVESO, as zonas protegidas no âmbito da Diretiva Quadro da Água, a sismicidade, as zonas de risco de cheia e/ou geologicamente instáveis (erosão, deslizamento, etc).
Este Atlas não dispensa a análise detalhada dos projetos a localizar ao abrigo da legislação aplicável. A informação geográfica de base utilizada tem limitações inerentes no que respeita a data, escala, resolução e fontes. Além disso, a avaliação de viabilidade para um projeto concreto requer informação detalhada que extravasa as variáveis constantes neste Atlas e tem em conta outros fatores de decisão e de conformidade legal, que não podem ser considerados a esta escala.

Files 1

Pré-Visualização 0

     


  • Os ficheiros JSON e XML descarregados a partir deste painel de pré-visualização são gerados a partir do ficheiro selecionado e podem não corresponder aos recursos originais alojados na plataforma com o mesmo formato.

Community resources 0

You have built a more comprehensive database than those presented here? This is the time to share it!

Reutilizaciones 0

Explore the reuses of this dataset.

Did you use this data ? Reference your work and increase your visibility.

Discussion between the organization and the community about this dataset.