Skip to main content

Desde 2020, Cascais tem vindo a implementar uma série de sensores de qualidade do ar. Este sistema de sensores visa monitorizar o que se passa em Cascais e identificar pontos onde há necessidade de atuar para se conseguir aumentar a qualidade do ar e, desse modo, melhorar e criar boas experiências para os seus habitantes.

O trabalho apresentado vem propor um modelo que considera os dados recolhidos do sistema, em correlação com outras infraestruturas, para identificar os melhores pontos em cada bairro para passar o tempo com a família, praticar desporto, desfrutar de áreas verdes ou comer fora.

A ferramenta desenvolvida usa os recursos dos sensores e outros dados externos para fazer previsões da qualidade do ar para cada um dos sensores, com o intuito final de permitir aos cidadãos planear as atividades ao ar livre relacionadas com a qualidade do ar.

Este trabalho foi concretizado no âmbito do World Data League, um torneio com a ambição de encontrar os melhores cientistas de dados a partir da resolução de problemas de orientação social. O tema central do World Data League de 2021 foi “Cidades Data-Driven”.

Autores: Yassine, Gustavo Fonseca, Rui Granja


Producer

Câmara Municipal de Cascais

Órgão da administração local do concelho de Cascais.

View Profile

Followers

No followers yet

Discussions

Discussion between the organization and the community about this dataset.