LxDataLab – Dados ao serviço dos lisboetas, ao serviço de todos

Published on July 2, 2021

Um laboratório para conhecer melhor a realidade da cidade, otimizar a gestão de recursos e criar oportunidades para estudos académicos.

A gestão eficiente de uma cidade e a criação proativa de serviços relevantes para os cidadãos remete ao conhecimento dos problemas reais dessa mesma cidade. É por isso essencial à tomada de decisões e à criação de valor, a disponibilidade de dados e a capacidade de os analisar em tempo útil. Esse trabalho não seria possível sem a integração de recursos especializados capazes de desenvolver, a partir de dados, uma cidade digital de estreita ligação à cidade física.
` O Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa (LxDataLab) surge, assim, da necessidade de extrair valor da informação disponível no Município de Lisboa. O LxDataLab é um projecto de cooperação entre a Câmara Municipal de Lisboa e diversas instituições universitárias e de investigação, que tem por missão criar soluções capazes de melhorar o planeamento, a gestão operacional e a emergência na cidade de Lisboa. No âmbito do LxDataLab, o Município de Lisboa define desafios que gostaria de ver estudados e disponibiliza os dados para o efeito. Por sua vez, os parceiros, instituições universitárias e de investigação, por intermédio dos seus investigadores e professores interessados, disponibilizam os recursos humanos e técnicos especializados para responder aos desafios propostos. Através de ferramentas de analítica avançada, inteligência artificial e supercomputação, são estudadas combinações complexas de grandes conjuntos de dados em áreas de interesse público, no sentido de resolver problemas reais da cidade e de melhorar serviços prestados, bem como, permitir a melhoria sustentável da resiliência e da qualidade de vida dos que vivem, trabalham ou visitam a cidade. O Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa tem até à data 11 parceiros. Já foram publicados 24 desafios que registaram 78 inscritos para trabalhar em áreas que vão desde a mobilidade até à economia, passando por temas relacionados com o cidadão, ambiente e energia, até à governação. Qualquer pessoa pertencente a uma das instituições parceiras pode efetuar a sua inscrição para participar num dos desafios decorrentes. `
Para encontrar mais informação sobre as iniciativas e os desafios associados ao LxDataLab, pode consultar ```
https://lisboainteligente.cm-lisboa.pt/