Dados Abertos em tempos de pandemia

Published on March 18, 2021

A COTEC e a NOVA IMS adicionaram uma reutilização ao portal dados.gov.

A COTEC Portugal, em parceria com a NOVA Information Management School, da Universidade Nova de Lisboa, adicionaram uma reutilização ao portal dados.gov, o Portal de Dados Abertos da Administração Pública, cujo papel não é só disponibilizar datasets confiáveis e relevantes para partilhar de forma aberta, mas também promover, identificar e comunicar as melhores práticas em termos de reutilização de dados, quer seja desenvolvendo soluções inovadoras, quer seja criando valor social e económico ou simplesmente tornando acessível a interpretação de informação complexa.

Um dos principais objetivos da publicação de dados abertos é permitir à sociedade, ciência e tecido empresarial a valorização da informação produzida e um dos principais desafios relacionados com os dados abertos passa por identificar as melhores reutilizações e dar-lhes o destaque adequado, sendo precisamente isso que representa a nova plataforma Covid Insights.

Em plena pandemia, as duas entidades juntaram-se num projeto de visualização de dados sobre Covid-19 em Portugal e no mundo. O portal criado agrega informação sobre múltiplas dimensões da pandemia e apresenta-a em quadros e gráficos formados a partir do cruzamento de dezenas de dados, expondo dados epidemiológicos da doença e correlacionando-os com outros indicadores, incluindo sociodemográficos e económicos.

A par do crescente número de casos confirmados de Covid-19 em todo o mundo, verifica-se uma produção massiva de dados.

Como contrapartida à facilidade de disseminação de informação, existe, contudo, um acesso mais fácil a dados desestruturados, que conjugados com a falta de literacia para a sua leitura podem conduzir à transmissão de informações falsas e de especulação. E é neste campo que a plataforma Covid Insights ganha relevância. Através de demonstrações visuais de informação, simplifica dados em grande escala, muitas vezes complexos e desorganizados, apresentando-os num modo consolidado e organizado. As visualizações explicam estatísticas, correlações de dados e modelos preditivos, atribuindo significado aos dados e diminuindo a interpretação errónea pelos leitores.

A plataforma Covid Insights reúne dados quase em tempo real de diferentes órgãos governativos, instituições de saúde e outras fontes, apresentando-os em infografias de simples compreensão, onde a linha temporal está bem definida. Destaca-se de outras plataformas pelo seu carácter dinâmico, ao possibilitar, através de itens acionáveis, a comparação e a correlação de indicadores e variáveis diferentes.

Num futuro próximo, irá também integrar indicadores de atividade económica e estabelecer conexões com dados sobre a pandemia. A aplicação de modelos de previsão nesse contexto poderá ser uma importante ferramenta para a tomada de ação por empresários na mitigação do impacto económico, a título individual e empresarial.

Datasets 2

Reuses 1