Skip to main content
O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996.
A Preservação de Informação na Web da Administração Pública

Diariamente, são publicados milhões de páginas na Web e a quantidade de informação que é exclusivamente publicada neste meio de comunicação tem vindo a aumentar rapidamente nos últimos anos. No entanto, passado relativamente pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar disponível e perde-se irremediavelmente.
É no âmbito desta necessidade que surge o Arquivo.pt, pelo interesse no arquivo e preservação da informação publicada na Web portuguesa para que o conhecimento nela contido esteja acessível às nossas gerações futuras. Fazendo a seleção e recolha periódica de páginas da web e a sua preservação para acesso futuro, o Arquivo.pt revela-se uma infraestrutura de investigação importante que permite analisar informação publicada na web ao longo do tempo.

De que modo poderá então a Administração Pública contribuir para a preservação da Web portuguesa?
1. Quando desenvolve um novo site, seguir as recomendações do Arquivo.pt e o módulo de formação gratuita “Como publicar informação na Web por forma a que seja preservada", de modo a que as páginas desse sítio Web possam ser corretamente arquivadas e acedidas ao longo dos anos
2. Quando lança um novo site, registá-lo no Arquivo.pt
3. Quando desliga/extingue um site antigo, enviá-lo para o Memorial do Arquivo.pt

E como utilizadores, como poderemos apoiar esta missão?
Divulgando o Arquivo.pt e sugerindo sítios Web portugueses para serem preservados para o futuro.
 
A Agência para a Modernização Administrativa (AMA) reconheceu o Arquivo.pt como serviço público e fornecedor de dados abertos e atribuiu o seu selo de certificação no Portal de Dados Abertos. Dentre as funções, o Arquivo.pt tem a seu cargo a preservação de websites da Administração Pública como o Portal do Governo em colaboração com o Centro de Gestão da Rede Informática do Governo (CEGER).
 
Mais em Arquivo.pt certificado como fornecedor de dados abertos

Comments about this post.